Publicado no DOU em 26 out 2007
Aprova, no âmbito da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, as normas regulamentadoras da Gratificação de Desempenho de Atividade do Ciclo de Gestão - GCG.
Notas:
1) Revogada pela Portaria STN nº 89, de 28.02.2008, DOU 03.03.2008.
2) Assim dispunha a Portaria revogada:
"O Secretário do Tesouro Nacional, substituto tendo em vista o disposto no Decreto nº 3.762, de 5 de março de 2001, na Medida Provisória nº 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, na Lei nº 10.769, de 19 de novembro de 2003, e considerando a competência que lhe foi subdelegada pela Portaria nº 69, de 7 de março de 2001, resolve:
Art. 1º Aprovar, no âmbito da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, as normas regulamentadoras da Gratificação de Desempenho de Atividade do Ciclo de Gestão - GCG, instituída pela Medida Provisória nº 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, devida aos servidores da Carreira Finanças e Controle, na forma disciplinada nesta Portaria.
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 2º A GCG será concedida aos ocupantes de cargo efetivo da Carreira Finanças e Controle, no âmbito da STN, observando-se a seguinte distribuição:
a) até cinqüenta pontos percentuais sobre o maior vencimento básico do cargo do servidor, em função do alcance de metas de desempenho institucional, aprovadas pelo Secretário do Tesouro Nacional, em consonância com o Plano Plurianual - PPA;
b) até cinqüenta pontos percentuais sobre o vencimento básico do servidor, em função do seu desempenho individual.
Parágrafo único. A periodicidade das avaliações de desempenho individual e institucional será semestral, sendo o 1º período avaliativo realizado nos meses de maio a outubro, processado no mês de novembro e com efeitos financeiros nos meses de dezembro a maio; e 2º período avaliativo realizado nos meses de novembro a abril, processado no mês de maio e com efeitos financeiros nos meses de junho a novembro.
Art. 3º O ocupante de cargo efetivo da Carreira de Finanças e Controle, quando em exercício no Ministério da Fazenda ou nos órgãos e nas unidades integrantes dos Sistemas de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal, de Controle Interno do Poder Executivo Federal e de Planejamento e Orçamento Federal, receberá a GCG, incidente sobre o vencimento básico do servidor, segundo os seguintes critérios:
I - quando investido em cargo em comissão, calculada em seus dois aspectos - individual e institucional:
a) se investido em cargo em comissão de Direção e Assessoramento Superior DAS 1 a 4, no percentual:
i. atribuído à avaliação institucional da unidade, se em exercício no Tesouro Nacional ou nas unidades setoriais dos Sistemas de Administração Financeira Federal e de Contabilidade Federal;
ii. atribuído à mais recente avaliação institucional do respectivo órgão central, quando em exercício em órgão dos Sistemas de Controle Interno e de Planejamento e Orçamento;
iii. atribuído à avaliação institucional do órgão, quando em exercício em órgão do Ministério da Fazenda que possua sistemática de avaliação institucional acordada com o Tesouro Nacional; e
iv. de oitenta por cento do seu percentual máximo, quando o caso não se enquadrar nas situações descritas nas alíneas anteriores.
b) no seu percentual máximo, se ocupante de cargo em comissão de Natureza Especial, DAS-6, DAS-5, ou equivalentes.
II - quando não investido em cargo em comissão, apenas em seu aspecto individual até que seu órgão de exercício adote sistemática de avaliação institucional acordada com o Tesouro Nacional.
Parágrafo único. O servidor investido em um dos cargos referidos nos incisos I ou II deste artigo não deve ser computado para cálculo de média e desvio-padrão mencionados na alínea a do art. 5º do Decreto nº 3.762/2001.
Art. 4º Os servidores que não se encontrem nas situações referidas no art. 3º, farão jus à GCG:
I - quando cedidos para a Presidência ou Vice-Presidência da República, calculada com base nas regras aplicáveis à STN;
II - quando cedidos para órgãos ou entidades do Governo Federal, distintos dos indicados no inciso anterior, da seguinte forma:
a) o servidor investido em cargo em comissão de Natureza Especial, DAS-6, DAS-5, ou equivalentes, perceberá a GCG correspondente ao seu percentual máximo;
b) o servidor investido em cargo em comissão DAS-4, ou equivalente, perceberá a GCG correspondente a setenta e cinco por cento do seu percentual máximo.
Parágrafo único. A avaliação institucional do servidor referido no inciso I será a média institucional da Secretaria do Tesouro Nacional.
Art. 5º O primeiro período de avaliação de desempenho do servidor, a contar da data de início do exercício do servidor ocupante dos cargos de que trata o art. 1º desta Portaria, não poderá ser inferior a 2/3 do período de avaliação e se dará conjuntamente com a avaliação dos demais servidores.
CAPÍTULO II
DA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL
Art. 6º O servidor receberá, a partir do início do exercício e até que seja processada sua primeira avaliação de desempenho individual, cinqüenta por cento sobre o valor máximo da parcela individual da GCG, aplicando-se a avaliação institucional do período.
Art. 7º O servidor nomeado/exonerado para/de cargo em comissão receberá por ocasião da primeira avaliação individual, após o ato de nomeação/exoneração:
I - o percentual aferido pela chefia imediata por seu desempenho individual, caso tenha permanecido no cargo em comissão por menor parte do período de avaliação; ou
II - a avaliação de desempenho institucional do período, caso o servidor tenha permanecido no cargo em comissão DAS 1 a 4 por maior parte do período de avaliação;
III - o percentual máximo, caso o servidor tenha permanecido no cargo em comissão DAS 5 e 6 por maior parte do período de avaliação.
Art. 8º A avaliação individual, destinada a aferir o desempenho do servidor em exercício no Tesouro Nacional, levará em conta os critérios, fatores, parâmetros e procedimentos, constantes do Manual a ser elaborado e divulgado pela CODIN:
I - a avaliação de desempenho individual será aferida pela chefia imediata, mediante Avaliação de Metas Individuais e Avaliação de Competências, dando-se ciência do resultado da avaliação ao servidor e à autoridade imediatamente superior ao avaliador;
a) Considera-se chefia imediata, para os efeitos desta Portaria, o ocupante de cargo em comissão responsável diretamente pela supervisão das atividades do avaliado, ou aquele a quem delegar competência.
b) Em caso de exoneração da chefia imediata e na ausência de substituto eventual, o dirigente imediatamente superior procederá à avaliação de todos servidores que lhe foram subordinados no período compreendido entre a última avaliação e a data de substituição do servidor exonerado.
II - O servidor contratará diretamente com a chefia imediata, por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho, suas metas individuais para o período de avaliação, em número não inferior a duas metas.
a) O servidor deverá apresentar ao gerente para aprovação, durante o período de contratação de metas, para cada meta individual, Plano de Ação contendo a descrição da meta, as ações a serem desenvolvidas e o percentual relativo a cada ação na consecução final da meta;
b) O prazo limite para contratação das metas individuais será o último dia útil dos meses de maio e novembro, para os períodos de maio-outubro e novembro-abril, respectivamente;
c) Após aprovação da chefia imediata, serão consideradas contratadas as metas que forem incluídas no Sistema de Avaliação de Desempenho.
III - A Avaliação de Competências será realizada em maio, conforme procedimentos constantes do Manual, com validade para dois períodos de avaliação.
IV - Ao servidor que apresentar competências avaliadas como insuficientes será proporcionada ação integrada da área de Recursos Humanos, da chefia imediata e do avaliado no sentido do desenvolvimento dessa competência.
V - Nos casos de servidor recém-ingresso ou do retorno de afastamentos sem direto à percepção da GCG poderá ser realizada a Avaliação de Competências no mês de outubro para compor o percentual da avaliação de desempenho individual;
VI - A Avaliação de Competências dos servidores referidos nos casos descritos no inciso V deverá ser refeita no mês de maio, em conjunto com os demais servidores da Secretaria;
VII - No caso de movimentação, o servidor será avaliado na unidade em que permaneceu por mais tempo no período.
VIII - A média das avaliações de desempenho individual do conjunto de servidores, de que trata o art. 1º desta Portaria, não poderá ser superior ao resultado da avaliação institucional do órgão ou da unidade.
IX - As avaliações de desempenho individual deverão considerar a escala de zero a cem pontos, obedecendo ao seguinte:
a) o desvio-padrão deverá ser maior ou igual a cinco e a média aritmética deverá ser menor ou igual a noventa e cinco pontos, considerado o conjunto de avaliações em cada unidade de avaliação; e
b) na hipótese de haver unidade de avaliação com apenas um integrante, sua avaliação de desempenho individual não poderá exceder a noventa e cinco pontos.
c) as avaliações de desempenho individual com rendimento inferior a cinqüenta e cinco pontos, inclusive, corresponderão a zero na parcela individual da GCG.
X - Para fins de cumprimento dos critérios de que tratam as alíneas a e b do parágrafo anterior, são consideradas unidades de avaliação:
a) coordenações-gerais, Gabinete do Secretário e Gabinete dos secretários-adjuntos do Tesouro Nacional;
b) Presidência da República;
c) Vice-Presidência da República;
d) cada unidade setorial integrante dos Sistemas de Administração Financeira Federal e de Contabilidade Federal do Poder Executivo; e
e) cada unidade administrativa da Administração Pública Federal não mencionada nas alíneas anteriores onde houver servidor lotado no Tesouro Nacional sujeito à avaliação;
XI - Caso o conjunto das avaliações dos servidores de uma unidade de avaliação não atenda aos critérios estabelecidos no art. 5º do Decreto nº 3.762, de 2001, o responsável pela consolidação e cumprimento desses critérios na unidade de avaliação deverá propor aos avaliadores a revisão das avaliações efetuadas.
XII - Se a adoção do procedimento referido no inciso anterior não for suficiente para que os critérios ali referidos sejam atendidos, o responsável pelo seu cumprimento deverá observar, para cada caso, o seguinte:
a) se a média for superior a noventa e cinco ou o desvio-padrão inferior a cinco e diferente de zero, ou ainda na ocorrência de ambos os casos, para efeitos financeiros: utilizar as fórmulas constantes do Anexo I desta Portaria; e
b) se o desvio-padrão for igual a zero, devolver as avaliações aos respectivos avaliadores para revisão.
XIII - Se a média das avaliações individuais for superior ao resultado da avaliação institucional, os escores individuais finais deverão ser ajustados, utilizando-se as fórmulas referidas na alínea a do parágrafo anterior.
§ 1º As Fichas de Avaliação de Desempenho Individual a serem emitidas pelo sistema deverão ser entregues à Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional - CODIN, devidamente preenchidas e assinadas, até o vigésimo dia do mês subseqüente ao período de avaliação, para possibilitar a consolidação e inclusão na folha de pagamento.
§ 2º Não será procedida a avaliação individual dos servidores das unidades que não encaminharem o conjunto das Fichas de Avaliação de Desempenho Individual no prazo estabelecido no parágrafo anterior.
§ 3º É de responsabilidade das unidades de avaliação o encaminhamento do conjunto das Fichas de Avaliação de Desempenho Individual obedecendo às normas contidas no inciso IX e aos prazos especificados no § 1º deste artigo.
Art. 9º A avaliação individual, destinada a aferir o desempenho do servidor em exercício fora do Tesouro Nacional, será realizada mediante Ficha de Avaliação de Desempenho constante do Anexo II desta Portaria.
I - Na avaliação de desempenho individual destes servidores, serão considerados os seguintes fatores de avaliação, de acordo com a respectiva pontuação:
FATOR | Limite máximo de Pontos |
I - qualidade do trabalho | 25 |
II - quantidade de trabalho | 20 |
III - tempestividade do trabalho | 20 |
IV - comprometimento com o trabalho | 20 |
V - relacionamento / comunicação | 15 |
Art. 10. Nos afastamentos considerados como de efetivo exercício, sem prejuízo da remuneração e com direito à percepção da GCG, por prazo superior a um terço do período de avaliação, será atribuído ao servidor, a título de avaliação individual:
a) o percentual obtido no período de avaliação imediatamente anterior; ou
b) o percentual de setenta e cinco por cento, no caso de não ter havido aferição no período anterior de avaliação.
§ 1º Para as situações descritas neste artigo será concedida conjuntamente a parcela relativa ao desempenho institucional da unidade de avaliação.
§ 2º Após o retorno, o servidor afastado nas condições do caput deste artigo continuará percebendo o valor a que faz jus no período em curso, até que seja processada sua primeira avaliação.
Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica aos casos de cessão.
Art. 11. No retorno de afastamentos sem direito à percepção da GCG, caso não possa ser aferido seu desempenho individual por no mínimo 2/3 do período, ao servidor será atribuído o percentual de cinqüenta por cento sobre o valor máximo da parcela individual, aplicando-se a avaliação institucional do período.
Parágrafo único. Desde o efetivo retorno de afastamentos sem direito à percepção da GCG, e até que seja processado o primeiro período de avaliação após o retorno, o servidor receberá o correspondente a cinqüenta por cento sobre o valor máximo da parcela individual, aplicando-se a avaliação institucional do período.
Art. 12. O servidor que na avaliação de desempenho individual obtiver, por duas vezes consecutivas, número de pontos inferior a sessenta por cento do total será submetido à análise de adequação funcional, e, se for o caso, submetido a treinamento ou movimentado para outra unidade.
CAPÍTULO III
DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Art. 13. A avaliação de desempenho institucional visa aferir o desempenho coletivo dos servidores ocupantes dos cargos de que trata o art. 1º desta Portaria, no alcance das metas em cada órgão ou unidade.
§ 1º O limite de pontos conferidos à avaliação de desempenho referida no caput será de cem pontos;
§ 2º As avaliações de desempenho institucional com rendimento inferior a quarenta pontos, inclusive, corresponderão a zero por cento do vencimento básico do servidor, aquelas com rendimento superior a noventa e cinco pontos, inclusive, receberão o equivalente a cem por cento da parcela da GCG calculada nos termos do § 3º deste artigo e as que se encontrem no intervalo entre quarenta e noventa e cinco pontos serão calculados de acordo com a seguinte expressão:
GCGinst = [(P-40)/0,55]
Onde: P é o total de pontos obtidos na avaliação de desempenho institucional do órgão, entidade ou unidade administrativa, quando o resultado for um número maior que quarenta e inferior a cem.
§ 3º O valor correspondente à parcela institucional será obtido mediante a aplicação da seguinte fórmula:
Parcela Institucional = GCGinst. x 0,005 x Maior Vencimento Básico do Cargo do Servidor § 4º Por proposta das unidades avaliadas, as metas de desempenho institucional poderão ser revistas em função de fatores supervenientes que tenham influenciado significativa e diretamente na sua consecução.
CAPÍTULO IV
DO CICLO DE METAS INSTITUCIONAIS
Art. 14. O processo do Ciclo de Metas Institucionais da Secretaria do Tesouro Nacional compreenderá as seguintes etapas: contratação, realização do Seminário Estratégico, acompanhamento, comprovação e avaliação das metas institucionais.
I - a realização do Seminário Estratégico ocorrerá na última semana dos meses de abril e outubro;
II - as metas institucionais serão contratadas, acompanhadas e avaliadas por meio do Sistema de Gestão Institucional - SGI;
III - a contratação de metas institucionais da Secretaria do Tesouro Nacional deverá cumprir as seguintes fases:
a) reunião colegiada para revisão das diretrizes e definição dos projetos estratégicos, com a participação do Secretário e Secretários-Adjuntos;
b) reunião colegiada para definição das metas estratégicas conjuntas e em articulação, da qual participarão os Coordenadores-Gerais e Coordenadores;
c) apreciação das metas estratégicas pelos Secretários-Adjuntos e Coordenadores-Gerais;
d) aprovação das metas estratégicas pelos Secretários-Adjuntos;
e) definição das metas táticas pelos Coordenadores e respectivos Gerentes;
f) cadastramento das metas no SGI pelos respectivos gerentes.
IV - a Portaria de Metas será publicada no Diário Oficial da União após a realização do Seminário Estratégico;
V - a comprovação das metas institucionais deverá ser registrada no SGI e os documentos comprobatórios armazenados em diretório específico na rede local da STN;
VI - as avaliações das metas deverão ser registradas no SGI pelos Secretários-Adjuntos e validadas pelo Secretário até o vigésimo dia do mês subseqüente ao período de avaliação.
Art. 15. Para as unidades setoriais dos Sistemas de Administração Financeira e Contábil, que possuem em seus quadros servidores cedidos por esta Secretaria, o processo do Ciclo de Metas Institucionais da STN compreenderá as seguintes etapas: contratação, comprovação e avaliação.
I - a contratação das metas será feita pelas Coordenações-Gerais da Secretaria do Tesouro Nacional, doravante denominadas Unidades Avaliadoras;
II - as Unidades Avaliadoras deverão comunicar às unidades setoriais as metas estabelecidas para o período;
III - a responsabilidade pela inserção das metas contratadas no SGI é das Unidades Avaliadoras;
IV - as metas das unidades setoriais deverão integrar a Portaria de Metas do Tesouro Nacional, publicada no Diário Oficial da União;
V - a comprovação das metas se dará mediante o encaminhamento da documentação comprobatória às Unidades Avaliadoras, o que poderá ser feito em meio físico, eletrônico ou via SIAFI, conforme o caso;
VI - as Unidades Avaliadoras serão responsáveis pela guarda da documentação comprobatória e pela comprovação das metas;
VII - a avaliação das metas dos servidores de que trata o caput deste artigo será registrada no SGI pelas Unidades Avaliadoras;
VIII - a CODIN é responsável por verificar se as avaliações foram devidamente inseridas no SGI e pela comunicação às unidades setoriais do resultado da avaliação institucional do período;
IX - a revisão das metas poderá ocorrer em conformidade com o § 4º do art. 13.
Art. 16. O processo do Ciclo de Metas Institucionais em outros órgãos do Ministério da Fazenda, compreenderá as seguintes etapas: contratação, comprovação e avaliação.
I - os órgãos que possuírem em seus quadros servidores cedidos pela STN deverão estabelecer metas e informá-las à CODIN;
II - cada meta deverá ser detalhada segundo as instruções constantes nos formulários previamente disponibilizados pela CODIN;
III - os documentos comprobatórios serão armazenados nos próprios órgãos e eletronicamente encaminhados à CODIN;
IV - os órgãos deverão encaminhar documento oficial atestando o cumprimento e informando a avaliação das metas contratadas até o vigésimo dia do mês subseqüente ao período de avaliação;
V - a inserção das metas no SGI é de responsabilidade da CODIN, bem como a divulgação do resultado da avaliação;
VI - a revisão das metas poderá ocorrer em conformidade com o § 4º do artigo 13.
Art. 17. Excepcionalmente, unidades setoriais dos Sistemas de Administração Financeira e Contábil e outros órgãos do Ministério da Fazenda que possuam em seus quadros servidores cedidos por esta Secretaria terão um prazo de dois meses, a contar do início do período, para contratar meta institucional que possibilite a avaliação dos servidores cuja permanência naquela unidade ou órgão tenha sido de pelo menos 2/3 do período de avaliação em curso;
I - na hipótese prevista neste artigo, haverá necessidade de alteração e republicação da Portaria de Metas da STN.
CAPÍTULO V
DO COMITÊ DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Art. 18. Fica criado o Comitê de Avaliação de Desempenho - CAD dos cargos de que trata o art. 1º desta Portaria, com a finalidade de julgar os recursos interpostos quanto à avaliação individual, revisar os critérios, a aplicação e os procedimentos estabelecidos para a avaliação de desempenho relativa à GCG, observado o disposto nesta Portaria.
§ 1º O Comitê de Avaliação de Desempenho do Tesouro Nacional - CAD/TN, será composto:
I - pelos Secretários-Adjuntos e pelo Coordenador-Geral da CODIN, como membros titulares natos;
II - por dois coordenadores-gerais ou coordenadores e por dois gerentes, como membros titulares designados pelo Secretário;
III - por dois representantes dos servidores, escolhidos em eleição específica para essa finalidade;
IV - por servidores indicados pelos membros titulares referidos nos incisos I e II, como suplentes.
§ 2º O CAD/TN constituir-se-á instância administrativa única de julgamento dos recursos interpostos à avaliação de desempenho individual e a CODIN atuará como sua Secretaria-Executiva.
§ 3º Compete, ainda, ao Comitê de Avaliação de Desempenho:
a) acompanhar o processo de avaliação de desempenho com o objetivo de identificar distorções na sua implementação e de aprimorar a sua aplicação;
b) avocar os casos de avaliação em que o servidor receba pontuação que apresente desvio superior a quarenta por cento em relação à média das avaliações individuais; e
c) dirimir dúvidas relativas à aplicação desta norma.
§ 4º O Presidente do CAD baixará regimento definindo o funcionamento do Comitê.
Art. 19. O servidor poderá recorrer do conteúdo de sua avaliação individual no prazo de até cinco dias úteis contados da data em que dela tomar ciência.
Parágrafo único. O recurso deverá ser justificado e formulado, preferencialmente, no modelo constante da Ficha de Avaliação de Metas Individuais, impressa pelo Sistema de Avaliação de Desempenho, disponível na INTRANET do Tesouro Nacional, para os servidores em exercício no Tesouro Nacional e do Anexo I para os servidores em exercício fora do Tesouro Nacional, devendo o avaliador encaminhá-lo, com justificativa, no prazo de até cinco dias úteis contados a partir da data de seu recebimento, ao Comitê de Avaliação de Desempenho, para julgamento, devendo o Comitê manifestar-se no prazo de até vinte dias úteis após o recebimento do recurso.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 20. O processamento tempestivo das avaliações de desempenho individuais ficará condicionado à estreita observância dos procedimentos e prazos a seguir especificados, os quais deverão ser cumpridos, sob pena de responsabilidade, nos termos do art. 122 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:
I - acompanhamento do desempenho do servidor e preenchimento das Fichas de Avaliação de Metas Individuais e das Fichas de Avaliação de Competências pelo avaliador, disponível na INTRANET do Tesouro Nacional; e
II - encaminhamento das Fichas de Avaliação de Metas Individuais e das Fichas de Avaliação de Competências à CODIN no prazo que for estabelecido.
Art. 21. À CODIN caberá os seguintes procedimentos:
a) elaborar e divulgar o manual relativo aos procedimentos da avaliação individual para os servidores em exercício na STN;
b) estabelecer o valor de referência para a avaliação de competências;
c) zelar pelo cumprimento dos prazos estabelecidos;
d) informar à Coordenação-Geral de Recursos Humanos do Ministério da Fazenda os valores relativos ao pagamento da GCG;
e) manter a segurança das informações e zelar pela guarda dos documentos relativos ao processo de avaliação.
f) identificar os casos de necessidade de adequação funcional, treinamento ou movimentação, conforme dispõe o art. 12 desta Portaria; e
g) orientar, acompanhar e controlar a aplicação do estabelecido nesta Portaria e na legislação pertinente;
h) elaborar relatório consolidado a ser disponibilizado aos secretários-adjuntos.
Art. 22. O valor da GCG será o somatório dos valores correspondentes às parcelas individual e institucional.
Art. 23. Os casos omissos e as peculiaridades serão resolvidos pelo Secretário do Tesouro Nacional.
Art. 24. Revoga-se a Portaria nº 594, de 16 de novembro de 2004.
Art. 25. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
LÍSCIO FÁBIO DE BRASIL CAMARGO
ANEXO I
FÓRMULAS PARA AJUSTE DOS ESCORES INDIVIDUAIS, PARA ATENDIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 5º DO DECRETO Nº 3.762, DE 5 DE MARÇO DE 2001
I - Para ajuste apenas do desvio-padrão, quando este for interior a 5 e diferente de zero:
eaj = 5x [(eor - m)/dp]+ m
II - Para ajuste apenas da média:
a) quando esta for superior a 95:
eaj = eor - m + 95
b) quando esta for superior ao resultado da avaliação institucional:
eaj = eor - m + ai
III - Para ajuste tanto do desvio-padrão quanto da média, quando o desvio-padrão for interior a 5 e diferente de zero e média for superior a 95:
eaj = 5x [(eor - m)/dp] + 95
ONDE:
ea J = escore individual ajustado
eo R = escore individual original
m = média obtida na unidade de avaliação
dp = desvio-padrão obtido na unidade de avaliação
ai = resultado da avaliação institucional
Após esse procedimento, cada escore individual final
(ef) observará um dos itens abaixo:
(i) caso não ocorra nenhum escore individual ajustado
(ea j) maior que 100, será:
ef = eaj
(ii) caso ocorra algum escore individual ajustado
(ea j) superior a 100, será:
ef = eaj - (EAj - 100)
ONDE:
EA J = maior escore individual ajustado superior a 100
ef = escore individual final
ANEXO II
FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL
(frente)
Nome do Servidor: | Matrícula SIAPE: |
Cargo Efetivo: | Matrícula SIPE: |
Unidade de Exercício: | Período: |
Período/Pontuação | ||
Itens | % | Pontuação |
1 - QUALIDADE DO TRABALHO Define o grau de precisão, detalhamento e criatividade do trabalho. | ||
2 - QUANTIDADE DE TRABALHO Define a produção do servidor segundo as tarefas exigidas e as atribuições do cargo. | ||
3 - TEMPESTIVIDADE DO TRABALHO Define a agilidade com que as solicitações são atendidas. Objetiva, primordialmente, cumprir prazos. | ||
4 - COMPROMETIMENTO COM O TRABALHO Define o grau de comprometimento profissional do servidor com o trabalho, com a consecução das metas. | ||
5 - RELACIONAMENTO/COMUNICAÇÃO Define a cordialidade, habilidade de comunicação e presteza do servidor no atendimento a pessoas. |
Total de Pontos:
Entrada em Exercício: | Afastamento: | Retorno: |
Observações: | ||
Data: ___/___/___ Avaliador (Assinatura com Carimbo)
( ) Concordo com a avaliação |
( ) Não concordo com a avaliação. Preencher o verso da ficha |
Data: ___/___/___ |
Assinatura do Avaliado |
Data: ___/___/___ Superior Imediato do Avaliador
(Assinatura com Carimbo)
(verso)
Nome do Servidor: | Matrícula SIAPE: |
Recurso do Servidor: |
Justificativa da Chefia Imediata: |
Data: ___/___/___ Avaliador (Assinatura com Carimbo) |
Encaminha-se ao Comitê de Avaliação de Desempenho
Data:___/___/___ Superior Imediato do Avaliador
(Assinatura com Carimbo)
Decisão do Comitê: |
Data: ___/___/___ Presidente do Comitê (Assinatura com Carimbo) |