Devido às festividades do Natal, não teremos expediente nos dias 24/12/2022 e 25/12/2024. Retornaremos no dia 26/12/2022. Contamos com a compreensão de todos.

Portaria SLTI nº 7 de 09/03/2011


 Publicado no DOU em 10 mar 2011


Altera o anexo III da Instrução Normativa nº 02/2008, de 30 de abril 2008 , que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos proponentes em licitações para contratação de serviços terceirizados.


Recuperador PIS/COFINS

A Secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 7.063, de 13 de janeiro de 2010 , o disposto no art. 54 da Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2008 ,

Resolve:

Art. 1º O Anexo III da Instrução Normativa nº 02/2008, de 30 de abril 2008 , que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos proponentes em licitações para contratação de serviços terceirizados, passa a vigorar conforme o Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Fica revogada a Portaria nº 4, de 20 de janeiro de 2011.

Art. 3º Esta Portaria passa a vigorar a partir de sua publicação.

MARIA DA GLÓRIA GUIMARÃES DOS SANTOS

ANEXO III
MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

  Nº Processo   
  Licitação Nº   

Dia ___/___/_____ às ___:___ horas

Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação)

Data de apresentação da proposta (dia/mês/ano)   
Município/UF   
Ano Acordo, Convenção ou Sentença Normativa em Dissídio Coletivo   
Nº de meses de execução contratual   

Identificação do Serviço

Tipo de Serviço  Unidade de Medida  Quantidade total a contratar (em função da unidade de medida) 
     
     
     

Nota (1) - Esta tabela poderá ser adaptada às características do serviço contratado, inclusive adaptar rubricas e suas respectivas provisões e ou estimativas, desde que devidamente justificado.

Nota (2) - As provisões constantes desta planilha poderão não ser necessárias em determinados serviços que não necessitem da dedicação exclusiva dos trabalhadores da contratada para com a Administração.

ANEXO III-A

MÃO-DE-OBRA

MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL

Dados complementares para composição dos custos referente à mão-de-obra  
Tipo de serviço (mesmo serviço com características distintas)   
Salário Normativo da Categoria Profissional   
Categoria profissional (vinculada à execução contratual)   
Data base da categoria (dia/mês/ano)   

Nota: Deverá ser elaborado um quadro para cada tipo de serviço.

MÓDULO 1: COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO

Composição da Remuneração  Valor (R$) 
Salário Base   
Adicional de periculosidade   
Adicional de insalubridade   
Adicional noturno   
Hora noturna adicional   
Adicional de Hora Extra   
Intervalo Intrajornada   
Outros (especificar)   
  Total da Remuneração   

MÓDULO 2: BENEFÍCIOS MENSAIS E DIÁRIOS

Benefícios Mensais e Diários  Valor (R$) 
Transporte   
Auxílio alimentação (Vales, cesta básica etc.)   
Assistência médica e familiar   
Auxílio creche   
Seguro de vida, invalidez e funeral   
Outros (especificar)   
  Total de Benefícios mensais e diários   

Nota: o valor informado deverá ser o custo real do insumo (descontado o valor eventualmente pago pelo empregado).

MÓDULO 3: INSUMOS DIVERSOS

Insumos Diversos  Valor (R$) 
Uniformes   
Materiais   
Equipamentos   
Outros (especificar)   
  Total de Insumos diversos   

Nota: Valores mensais por empregado.

MÓDULO 4: ENCARGOS SOCIAIS E TRABALHISTAS

Submódulo 4.1 - Encargos previdenciários e FGTS:

4.1  Encargos previdenciários e FGTS  Valor (R$) 
INSS     
SESI ou SESC     
SENAI ou SENAC     
INCRA     
Salário Educação     
FGTS     
Seguro acidente do trabalho     
SEBRAE     
TOTAL       

Nota (1) - Os percentuais dos encargos previdenciários e FGTS são aqueles estabelecidos pela legislação vigente.

Nota (2) - Percentuais incidentes sobre a remuneração.

Submódulo 4.2 - 13º Salário e Adicional de Férias

4.2  13º Salário e Adicional de Férias  Valor (R$) 
13º Salário   
Adicional de Férias   
Subtotal     
Incidência do Submódulo 4.1 sobre 13º Salário e Adicional de Férias   
TOTAL     

Submódulo 4.3 - Afastamento Maternidade

4.3  Afastamento Maternidade:  Valor (R$) 
Afastamento maternidade   
Incidência do submódulo 4.1 sobre afastamento maternidade   
TOTAL     

Submódulo 4.4 - Provisão para Rescisão

4.4  Provisão para Rescisão  Valor (R$) 
Aviso prévio indenizado   
Incidência do FGTS sobre o aviso prévio indenizado   
Multa do FGTS do aviso prévio indenizado   
Aviso prévio trabalhado   
Incidência do submódulo 4.1 sobre aviso prévio trabalhado   
Multa do FGTS do aviso prévio trabalhado   
TOTAL     

Submódulo 4.5 - Custo de Reposição do Profissional Ausente

4.5  Composição do Custo de Reposição do Profissional Ausente  Valor (R$) 
Férias   
Ausência por doença   
Licença paternidade   
Ausências legais   
Ausência por Acidente de trabalho   
Outros (especificar)   
Subtotal     
Incidência do submódulo 4.1 sobre o Custo de reposição   
TOTAL     

Quadro - resumo - Módulo 4 - Encargos sociais e trabalhistas

Módulo 4 - Encargos sociais e trabalhistas  Valor (R$) 
4.1  13º salário + Adicional de férias   
4.2  Encargos previdenciários e FGTS   
4.3  Afastamento maternidade   
4.4  Custo de rescisão   
4.5  Custo de reposição do profissional ausente   
4.6  Outros (especificar)   
TOTAL     

MÓDULO 5 - CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO

Custos Indiretos, Tributos e Lucro  Valor (R$) 
Custos Indiretos     
Tributos     
  B1. Tributos Federais (especificar)     
  B.2 Tributos Estaduais (especificar)     
  B.3 Tributos Municipais (especificar)     
  B.4 Outros tributos (especificar)     
Lucro     
  Total     

Nota (1): Custos Indiretos, Tributos e Lucro por empregado.

Nota (2): O valor referente a tributos é obtido aplicando-se o percentual sobre o valor do faturamento.

ANEXO IIIB

Quadro-resumo do Custo por Empregado

  Mão-de-obra vinculada à execução contratual (valor por empregado)  (R$) 
Módulo 1 - Composição da Remuneração   
Módulo 2 - Benefícios Mensais e Diários   
Módulo 3 - Insumos Diversos (uniformes, materiais, equipamentos e outros)   
Módulo 4 - Encargos Sociais e Trabalhistas   
Subtotal (A + B +C+ D)     
Módulo 5 - Custos indiretos, tributos e lucro   
Valor total por empregado     

ANEXO III-C

Quadro-resumo - VALOR MENSAL DOS SERVIÇOS

Tipo de serviço (A)  Valor proposto por empregado(B)  Qtde de empregados por posto (C)  Valor proposto por posto (D) = (B x C)  Qtde de postos (E)  Valor total do serviço (F) = (D x E) 
I - Serviço 1 (indicar)  R$    R$    R$ 
II - Serviço 2 (indicar)  R$    R$    R$ 
... Serviço.. (indicar)  R$    R$    R$ 
VALOR MENSAL DOS SERVIÇOS (I + II + III +...)    

ANEXO III-D

Quadro - demonstrativo - VALOR GLOBAL DA PROPOSTA

  Valor Global da Proposta   
  Descrição  Valor (R$) 
Valor proposto por unidade de medida *   
Valor mensal do serviço   
Valor global da proposta (valor mensal do serviço X nº meses do contrato).   

Nota (1): Informar o valor da unidade de medida por tipo de serviço.

ANEXO III-E

Complemento dos Serviços de Vigilância

VALOR MENSAL DOS SERVIÇOS

  ESCALA DE TRABALHO  PREÇO MENSAL DO POSTO  Nº DE POSTOS  SUBTOTAL (R$) 
44 (quarenta e quatro) horas semanais diurnas, de segunda a sexta - feira envolvendo 1 (um) vigilante.       
II  12 horas diurnas, de segunda - feira a domingo, envolvendo 2 (dois) vigilantes em turnos de 12 (doze) x 36 (trinta e seis) horas.       
III  12 horas noturnas, de segunda - feira a domingo, envolvendo 2 (dois) vigilantes em turnos de 12 (doze) x 36 (trinta e seis) horas.       
IV  12 horas diurnas, de segunda a sexta - feira, envolvendo 2 (dois) vigilantes em turnos de 12 (doze) x 36 (trinta e seis) horas.       
12 horas noturnas, de segunda a sexta - feira, envolvendo 2 (dois) vigilantes em turnos de 12 (doze) x 36 (trinta e seis) horas.       
  Outras - (especificar)       
TOTAL    

Nota: Nos casos de incluir outros tipos de postos observar o disposto no § 2º do art. 50 da Instrução Normativa nº 02 de 30 de abril de 2008 .

ANEXO III-F

Complemento dos serviços de limpeza e conservação

I - PREÇO MENSAL UNITÁRIO POR M²

ÁREA INTERNA - (Fórmulas exemplificativas de cálculo para área interna, alíneas "a" e "b" do art. 44 , para as demais alíneas deverão ser incluídos novos campos na planilha com a metragem adequada.)

MÃO DE OBRA  (1) PRODUTIVIDADE (1/M²)  (2) PREÇO HOMEM-MÊS (R$)  (1x2) SUBTOTAL (R$/M²) 
ENCARREGADO  _____1______  (30** x 600*)    
SERVENTE  __1__  600*    
TOTAL       

ÁREA EXTERNA - (Fórmulas exemplificativas de cálculo para área externa, alíneas "a", "c", "d" e "e" do art. 44 , para as demais alíneas deverão ser incluídos novos campos na planilha com a metragem adequada.)

MÃO DE OBRA  (1) PRODUTIVIDADE (1/M²)  (2) PREÇO HOMEM-MÊS (R$)  (1x2) SUBTOTAL (R$/M²) 
ENCARREGADO  ______1_______  (30** x 1200*)    
SERVENTE  __1__  1200*    
TOTAL       

ESQUADRIA EXTERNA (Fórmulas exemplificativas de cálculo para área externa, alíneas "b" e "c" do art. 44 , para as demais alíneas deverão ser incluídos novos campos na planilha com a metragem adequada.)

MÃO DE OBRA  (1) PRODUTIVIDADE (1/M²)  (2) FREQÜÊNCIA NO MÊS (HORAS)  (3) JORNADA DE TRABALHO NO MÊS (HORAS)  (4) =(1x2x3) Ki****  (5) PREÇO HOMEM-MÊS (R$)  (4x5) SUBTOTAL (R$/M²) 
ENCARREGADO  ___1__  30** x 220* 16***  __1__  191,40 0,0000127     
SERVENTE  _1__  220* 16***  __1__  191,40 0,000380     
TOTAL             

FACHADA ENVIDRAÇADA - FACE EXTERNA

MÃO DE OBRA  (1) PRODUTIVIDADE (1/M²)  (2) FREQÜÊNCIA NO SEMESTRE (HORAS)  (3) JORNADA DE TRABALHO NO SEMESTRE (HORAS)  (4) =(1x2x3) Ke****  (5) PREÇO HOMEM-MÊS (R$)  (4x5) SUBTOTAL (R$/M²) 
ENCARREGADO  ____1___  4** x 110* 8***  ___1___  1.148,4 0,0000158     
SERVENTE  _1__  110* 8***  ___1___  1.148,4 0,0000633     
TOTAL             

ÁREA MÉDICO-HOSPITALAR E ASSEMELHADOS

MÃO DE OBRA  (1) PRODUTIVIDADE (1/M²)  (2) PREÇO HOMEM-MÊS (R$)  (1x2) SUBTOTAL (R$/M²) 
ENCARREGADO  _____1_____  30** x 330*    
SERVENTE  _1__  330*    
TOTAL       

* Caso as produtividades mínimas adotadas sejam diferentes, estes valores das planilhas deverão ser adequados à nova situação, bem como os coeficientes deles decorrentes (Ki e Ke).

** Caso a relação entre serventes e encarregados seja diferente, estes valores das planilhas deverão ser adequados à nova situação, bem como os coeficientes deles decorrentes (Ki e Ke).

*** Freqüência sugerida em horas por mês. Caso a freqüência adotada, em horas, por mês ou semestre, seja diferente, estes valores deverão ser adequados à nova situação, bem como os coeficientes delas decorrentes (Ki e Ke).

II - VALOR MENSAL DOS SERVIÇOS

TIPO DE ÁREA  PREÇO MENSAL UNITÁRIO (R$/M²)  ÁREA (M²)  SUBTOTAL (R$) 
I - Área Interna       
II - Área Externa       
III - Esquadria Externa       
IV - Fachada Envidraçada       
V - Área Médico-Hospitalar  Outras - (especificar)      
TOTAL