27 mar 2014 - IR / Contribuições
Em 2012, menos de 10% do imposto foi doado para entidades da Serra. Valor da ajuda é restituído integralmente ao doador; saiba como ajudar.
Está aberto o período para declaração do imposto de renda e também para ajudar entidades sociais. Há três anos, uma lei nacional permite que o contribuinte destine parte do imposto para ajudar instituições. Entretanto, a participação ainda é baixa na Serra do Rio Grande do Sul.
A destinação de parte do imposto de renda pode ser feita durante todo o ano ou somente na hora de declarar, no site da Receita Federal. Pessoas jurídicas, ou seja, as empresas, podem doar até 1%, e pessoa física até 3% do valor total do imposto de renda. Isso significa que, se o contribuinte tiver R$ 10 mil de imposto devido, ele poderá doar até R$ 300. O valor da ajuda é restituído integralmente ao doador.
Mesmo sendo simples, em 2012, menos de 10% do imposto arrecadado foi doado para entidades da Serra. Em Caxias do Sul, o valor é destinado para o fundo do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) e distribuído para as instituições cadastradas.
Fonte: G1