17 set 2010 - Simples Nacional
O número de empresas que procurou crédito cresceu 5,5% em agosto ante o mês anterior, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 8,2%. No acumulado do ano houve um avanço de 7,7% em relação aos oito primeiros meses do ano passado. As micro e pequenas empresas aumentaram em 5,8% a Demanda por crédito, enquanto nas médias empresas o crescimento foi de 0,7% e nas grandes a variação foi de 0,3%.
Quando analisado o acumulado do ano, quem lidera a procura por crédito são as grandes empresas que registraram crescimento de 11,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. As micro e pequenas empresas totalizaram uma elevação de 8,7% e as médias empresas registraram recuo de 8,5%.
Entre as regiões, o maior crescimento em agosto foi verificado no Nordeste (8,0%), seguido do Norte (6,6%). O aumento dos pedidos de crédito foram menores nas regiões Sudeste (5,9%) e Centro-Oeste (4,9%). No Sul, o crescimento foi de 2,6% no mês passado. No acumulado do ano, a Região Nordeste teve alta de 10,9% na Demanda por crédito. O Centro-Oeste cresceu 10,7%, a Região Norte, 8,0%, o Sudeste, 7,4%, e o Sul, 4,9%.
O comércio foi o setor que mais procurou crédito em agosto, com alta de 5,4% no mês passado. As empresas de Serviços registraram elevação de 6,2%. Na indústria, a busca pelos financiamentos cresceu 4,1%. Já no acumulado do ano, o comércio registrou alta de 8,4% na procura pelo crédito. Em seguida, aparecem as empresas de Serviços com crescimento de 7,6% e a indústria, 4,8%.
Fonte: Agência Brasil