Campinas apresenta os novos benefícios para empresas


18 dez 2014 - Contabilidade / Societário

Sistemas e Simuladores Legisweb

Meta é dinamizar a economia e atrair companhias, gerando renda, empregos e recursos. Prefeito sancionou lei de incentivos e adesão ao Via Rápida

 

Campinas - Dinamizar a economia e ao mesmo tempo atrair novas empresas gerando renda, empregos e recursos para a cidade. É desta forma que a Prefeitura de Campinas visualiza o futuro, e para tanto nova lei com isenções e incentivos foi sancionada pelo prefeito Jonas Donizette, que também anunciou a adesão do município ao Sistema Via Rápida Empresa.

"Logo que assumimos o governo, em janeiro de 2013, traçamos uma linha mestra para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de desburocratização, simplificação de impostos, redução da carga tributária e incentivos fiscais. Essas duas medidas que estamos anunciando à população abrem um horizonte para Campinas de fortalecimento de nossas empresas, da vocação de inovação tecnológica característica da cidade e do avanço na nossa relação com o cidadão que recebe maior acesso a informações e serviços por meio da internet", disse o prefeito Jonas Donizette.

Áreas estratégicas

O prefeito explicou que a lei de incentivos vai dar condições fiscais para áreas importantes e estratégicas para a cidade, entre elas, Turismo de Negócios, Defesa, Logística e setores voltados à Pesquisa e Desenvolvimento ou Ciência e Tecnologia.

Segundo Donizette, a lei não tem prazo para expirar.

A nova lei de incentivos fiscais deverá beneficiar, a partir de janeiro de 2015, 1.200 empresas já estabelecidas no município e as cerca de 150 a 200 novas empresas que prospectam investimentos no município a cada ano.

No caso do Via Rápida Empresa serão atendidas as chamadas empresas de baixo risco, que são aquelas que não envolvem beneficiamento ou transformação industrial.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estima que cerca de 48 mil empresas de baixo risco poderão ser beneficiadas com o novo sistema. "Quero transmitir à população e aos empresários que estamos trabalhando para sermos uma cidade amiga das empresas, que eles invistam em Campinas porque nós acreditamos no trabalho de vocês", disse o prefeito às autoridades e secretários, empresários e representantes do comércio e serviços que comparecerem ao auditório do Salão Vermelho.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho, disse que Campinas é o primeiro município de grande porte no Estado de São Paulo a se integrar ao Via Rápida Empresa. A cidade perde apenas para a Prefeitura de São Paulo. Com a adesão de Campinas, são 65 prefeituras do estado que passam a ter o sistema.

Nelson Baeta também comentou a importância da nova lei de incentivos fiscais. "A desoneração é uma questão muito importante para o desenvolvimento econômico do estado e do país. O caminho para o crescimento passa por anúncios como estes e Campinas está de parabéns por dar passos que vão de encontro à desburocratização e desoneração e incentivo ao empreendedorismo", declarou.

A lei de incentivos fiscais que concede isenção total do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial (IPTU) e reduz de 5% para 2% a alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas de setores que contribuem para fortalecer as vocações da cidade.


Fonte: DCI - SP