Ministro participa da abertura de Assembléia do Fonset em Brasília


13 mar 2015 - Trabalho / Previdência

Conheça a Consultoria Tributária

Manoel Dias destacou as ações de modernização que estão sendo implementadas com o intuído de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela rede de atendimento do MTE

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na manhã desta quinta-feira (11), na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, da abertura de Assembléia Geral Extraordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset). 

Na ocasião, a ressaltar a importância da parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com as Secretarias Trabalho, estados e municípios que compõem a rede de atendimento do órgão, o ministro destacou as ações de modernização – como a emissão de CTPS digital e a Certidão Eletrônica de Débitos Trabalhistas que já está funcionado e o Cartão Eletrônico do Trabalhador cuja expectativa é que esteja implantado até meados deste ano – com o intuito de agilizar o atendimento ao trabalhador.  

“Precisamos de vocês para nos ajudar na busca de soluções dos problemas que afetam o atendimento ao trabalhador e desta forma contribuirmos para a modernização da Administração do país como um todo”, conclamou.  

Fonset - O Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho é uma sociedade civil, constituída por titulares das secretarias estaduais de Trabalho e mais a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.  

Criado no final dos anos 80, o Fonset é um espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e o governo federal. Dentre outras finalidades, o Fórum tem por objetivo definir e firmar posições em torno de problemas relacionados ao mundo do trabalho, como fortalecer a participação dos estados na definição de políticas públicas. O Fonset - que tem participação no Conselho Nacional de Economia Solidária (CNAES) e no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) - atua junto ao MTE no aperfeiçoamento das ações de qualificação e intermediação dos profissionais, celebrando convênios com órgãos e entidades nacionais e internacionais com vistas ao intercâmbio nesta área. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do micro e dos pequenos empreendimentos, contribuindo para a geração de renda e redução do desemprego


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego