18 mar 2015 - Trabalho / Previdência
Ação ocorreu durante reunião plenária do Conselho ocorrida nessa terça-feira (17)
Durante reunião plenária do Conselho de Relações do Trabalho (CRT), realizada na tarde dessa terça-feira (17), na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, o ministro Manoel Dias propôs a redefinição do Fórum, a partir da reativação do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), o qual assumiria as atribuições do CRT.
Ao ressaltar a importância do MTE na formulação das políticas governamentais relacionadas com o Trabalho, Dias destacou a necessidade da medida que visa “o estabelecimento de um espaço de debate entre o Capital e o Trabalho”. “Vamos fazer do CRT um órgão de mediação efetiva”, sintetizou.
O ministro propôs ainda o estabelecimento de uma “Agenda prioritária” para 2015 que contemple, entre outras questões, a discussão da Terceirização. Aceitas pelo plenário as propostas do ministro serão apreciadas na próxima reunião do Conselho marcada para o próximo dia 16 de abril.
CRT – Criado pela Portaria 2092/95 com caráter tripartite o CRT tem natureza orientadora e visa promover entendimento entre o trabalhador, o empregador e o governo a respeito de temas relativos às Relações do Trabalho e a organização sindical além de fomentar a negociação coletiva e o diálogo social.
CNT – Consta da estrutura organizacional do MTE conforme estabelecido no Decreto 5.063/2004.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego