Prédio do MTE em São Paulo é desocupado após invasão


27 abr 2015 - Trabalho / Previdência

Sistemas e Simuladores Legisweb

O prédio que abriga o arquivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em São Paulo, na rua Conselheiro Ramalho, centro da capital paulista, foi desocupado sem a necessidade do uso de violência após ser invadido na madrugada deste domingo (26) por integrantes do Movimento Luta Sem Moradia (MLSM).

Os invasores que se identificaram como membros do MLSM, num total de 18 pessoas entre homens, mulheres e crianças, entraram no prédio após renderem o segurança por volta das duas horas da madrugada de domingo. Logo após serem informados da invasão, o superintendente do MTE em São Paulo, Luiz Antonio Medeiros, e as equipes da Polícia Civil e da Polícia Federal se dirigiram ao local e iniciaram as negociações para a desocupação do imóvel.

 “Este prédio é histórico, já foi sede do Ministério do Trabalho na capital e hoje abriga os arquivos do Seguro Desemprego, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de Carteiras de Trabalho cujos processos precisam ficar resguardados por 30 anos”, explicou Luiz Antonio Medeiros. “Além de invadir um prédio em pleno funcionamento, essas lideranças usam crianças e até mulheres grávidas para dificultar a retirada, mas felizmente, conseguimos negociar e eles desocuparam o prédio de forma pacífica”, disse o superintendente.

Para ajudar na negociação, além de dirigentes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, também participaram policiais do 78° Delegacia de Polícia e da Polícia Federal, que enviaram várias viaturas ao local.

Sem qualquer violência e sem que qualquer dano fosse provocado nos arquivos do MTE, o imóvel foi completamente desocupado no início da tarde de domingo. O líder da invasão foi preso e um inquérito foi aberto.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego