Ministro valoriza importância da educação em Pernambuco


1 jun 2015 - Trabalho / Previdência

Comercio Exterior

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, prestigiou nesta segunda-feira (01), em Pernambuco, a cerimônia de posse do professor Paulo Rubem Santiago no cargo de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, que ocorreu no Auditório Benício Dias, na sede da instituição federal, em Recife. Mais cedo, Dias visitou o Centro Regional da Fundacentro para empossar o diretor Túlio Gadelha.  

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Fundação atua, desde 1949, no estudo sociológico das condições de vida do trabalhador brasileiro da região agrária do Norte e do Nordeste do país. "Com pessoas como o Paulo Rubem, lutamos por um Brasil mais justo, igual e socialista. É preciso contrapor o discurso pessimista. O investimento dos recursos pré-sal na educação e na saúde permitirá um novo salto de crescimento", destacou o ministro.   

Sobre a política social, Dias pontuou as conquistas consolidadas há 13 anos. "Vale lembrar que 53 milhões de pobres passaram para a classe média nos últimos anos. Proporcionalmente, isso é o maior resgate social do mundo. Além disso, foram 43 milhões (de pessoas) que passaram a se alimentar com dignidade. Mostramos o que é evolução social", afirmou.   

No seu discurso, Paulo Rubem ressaltou o seu compromisso com a educação e com a tecnologia no Nordeste e no país. "Com a Fundação, o país preserva o seu patrimônio, dando prosseguimento ao desenvolvimento social", disse.   

"A melhoria da qualidade de vida do povo não se faz somente com transferência de renda, mas com investimentos em educação. Temos que formar professores e pesquisadores para ampliar essa proposta", complementou. 

  Desenvolvimento regional - Através da produção e difusão de conhecimentos, os pesquisadores da Fundação buscam produzir, acumular e difundir conhecimentos na região através de atividades científicas e culturais que resgatem e preservem as bases da sociedade brasileira.  

"Temos que evitar o sequestro do futuro dos jovens com a implantação de interfaces que motivem as novas políticas públicas. Essa questão passa por essa Fundação", concluiu.   

O evento contou ainda com a presença do ministro do Planejamento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro e de representantes do Congresso Nacional, da Assembleia Legislativa, de prefeituras locais e de sindicalistas.   

Pela área educacional, também participaram: o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, professor Anísio Brasileiro, e o reitor da Universidade Católica e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, professor Pedro Rubem Ferreira  

Perfil - Professor licenciado da Universidade Federal de Pernambuco, Santiago tem uma trajetória profissional ligada à expansão da educação e da cultura da região. Como parlamentar, atuou por décadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do estado.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego