1 jun 2015 - Trabalho / Previdência
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, empossou na manhã desta segunda-feira (1), na sede da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em Recife (PE), o novo diretor regional da instituição, Túlio Gadelha.
Acompanhado do superintendente regional do MTE, André Negromonte, Manoel Dias destacou a importância do desenvolvimento do conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho na r
egião Nordeste, que contou com um amplo desenvolvimento econômico e social na última década. Para Dias, a ação preventiva resulta na proteção do emprego e na economia de gastos com a aposentadoria por invalidez, que, hoje, superam os R$ 10 bilhões.
"A Fundacentro tem um papel fundamental na construção da nova realidade que o país vive. Hoje, não buscamos só números, mas empregos decentes. Evitar acidentes garante uma qualidade para o trabalhador brasileiro, além de evitar despesas com a recuperação da mão de obra", explicou.
Ao falar da situação do Brasil, o ministro garantiu que o momento de instabilidade é passageiro, com a retomada do crescimento a partir do segundo semestre. "Vivemos um período de ajustes e o Governo está tomando medidas para garantir os investimentos. Assim, vamos manter os avanços. São milhares de brasileiros resgatados da exclusão. Por isso, essas conquistas precisam ser resguardadas", destacou.
O novo diretor Regional, Túlio Gadelha, valorizou a importância da integração entre trabalhadores e empregadores para ampliar os resultados da Fundacentro. "É fundamental contar com a contribuição de sindicalistas, de empresários e de pesquisadores para levar qualidade de vida aos brasileiros a partir da ampliação da disseminação do conhecimento", concluiu.
Segundo a presidente da Fundacentro, professora Maria Amélia, "o Centro Regional é reconhecido em todo o país por sua competência, pois existe uma necessidade de desenvolvimento e ampliação da defesa do trabalhador. Isso resulta em promoção social."
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e da Prefeitura de Olinda.
Perfil - Com 27 anos, Gadelha é formado em Direito, com especialização em constituição e direitos humanos. Profissionalmente, prestou assessoria na Câmara dos Deputados, além de atuar como representante estudantil e de universidades locais.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego