12 jun 2015 - Trabalho / Previdência
Auditores Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) interditaram, nesta quinta-feira (11), as atividades dos operários em via pública na obra do novo sistema de bondes em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
A medida foi tomada em razão do grave e iminente risco à integridade física dos trabalhadores, sobretudo com ausência de isolamento das vias para execução da obra. Durante a fiscalização, foi verificado que não havia tapume ou barreira de proteção para os operários, nem a devida sinalização na via.
Na ocasião, também foi verificado risco de choque elétrico, com emendas e derivações dos condutores elétricos e falta de aterramento dos equipamentos, o que levou à interdição de um gerador portátil. No ambiente de trabalho, outras irregularidades foram constatadas, como condição insatisfatória de sanitários, que eram muito distantes dos postos de trabalho.
O consórcio Elmo-Azvi, responsável pela obra, foi notificado a apresentar documentação e deverá sanear, pelo menos, sete irregularidades para que a atividade seja desinterditada. Durante a paralisação dos serviços, os empregados devem receber como se estivessem em efetivo exercício. A fiscalização ainda continua em andamento para averiguar a possibilidade de outras irregularidades.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego