15 jun 2015 - Trabalho / Previdência
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou nesta sexta-feira (12), em Genebra, na Suíça, durante a 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, um memorando de entendimento com representantes do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos da América (USDOL). O objetivo é promover a cooperação em questões de trabalho, mantendo a consonância com a Agenda Hemisférica de Trabalho Decente.
Segundo Manoel Dias, a definição do acordo é uma oportunidade única para os dois países. “Eles têm experiências em vários setores e nós também. Por isso, ficou acertado de somarmos esses conhecimentos a partir de um grupo de trabalho para debater e gerar novas políticas públicas conjuntas”, explicou o ministro.
A promoção do crescimento igualitário está incluída nesta nova iniciativa, que tem ainda como destaque a necessidade de enfrentamento conjunto dos desafios da geração do emprego, do estímulo à proteção social, da proteção dos direitos dos trabalhadores e do fortalecimento do diálogo social. A coordenação geral das ações será realizada pelo Escritório Internacional de Assuntos do Trabalho do USDOL e pela Assessoria Internacional do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.
No último dia 11, Dias acertou, durante a reunião bilateral com o ministro do Emprego e Trabalho da Coréia do Sul, Lee Ki-Kweon, o intercâmbio de servidores dos governos brasileiro e coreano, que vão trocar experiências e realizar capacitações em temas relacionados à aprendizagem e qualificação profissional.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego