29 jun 2015 - Trabalho / Previdência
A Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas (SRTE/AM) realizou na tarde da quinta-feira (25), em Parintins, uma caminhada contra o trabalho infantil com a participação dos bois bumbás Caprichoso e Garantido. Eles entraram em cena antes do famoso Festival Folclórico de Parintins para conscientizar a população sobre a importância de manter as crianças longe do trabalho.
As ações de combate ao trabalho infantil no Festival começaram a ser planejadas e articuladas com autoridades locais em outubro do ano passado. Durante a preparação e realização do festival, a Superintendência, em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social local, efetuou fiscalizações com abordagem das crianças e empregadores, sejam eles terceiros ou os próprios pais.
Durante as operações dos auditores, já foram encontradas crianças trabalhando com a coleta de latinhas e a venda de bebidas alcoólicas, segundo informação do coordenador do projeto de combate ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador da SRTE/AM, auditor fiscal do Trabalho Daniel Arêa Leão Barreto. Essas crianças são encaminhadas ao conselho tutelar.
Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Francisco Edson Ferreira Rebouças, a participação dos personagens boi bumbá aumenta a visibilidade da ação. “Os bois são símbolos para o povo amazonense, em especial para o parintinense, por isso a influência que exercem na população como formadores de opinião é de suma importância", afirmou.
"O gesto de deixar a rivalidade de lado e unir-se em prol de um bem maior, que é o combate ao trabalho infantil, demonstra que no fim, a luta de combate do trabalho infantil é da nossa sociedade parintinense", completou o superintendente. Além das ações de fiscalização e da caminhada, palestras também foram promovidas.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego