13 jul 2015 - Trabalho / Previdência
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, empossou, na tarde desta quinta-feira (09), em Crato, no Ceará, o advogado Afonso Cordeiro Torquato como superintendente regional do Trabalho e Emprego no Ceará. Ao destacar a experiência de Torquato, Dias valorizou a importância da manutenção das ações de proteção e valorização do trabalhador.
Realizado no auditório da Gerência Regional do Crato, a cerimônia contou com a presença procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 7ª Região, Antônio de Oliveira Lima, do secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Josbertini Virginio, dos deputados federal André Figueiredo e Damião Feliciano e da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.
Para um público de mais de 70 pessoas, incluindo também diversas autoridades, sindicalistas e empresários da região do Cariri, Manoel Dias destacou a relevância do MTE na vida dos trabalhadores.
"O Afonso terá uma função importante: estimular a participação efetiva dos trabalhadores no desenvolvimento das políticas públicas. A nossa diretriz é dar toda a assistência para os cidadãos", afirmou, ao receber a placa comemorativa pelos 75 anos da SRTE/CE.
Sobre o novo momento vivido pelo ministério, Dias foi enfático ao mostrar a evolução do país: "Tivemos ações, nos últimos 12 anos, que valorizaram os mais necessitados. Nos 75 anos do salário mínimo, o benefício alcançou, neste ano, o maior crescimento real. Só o MTE tem investido mais de 2 bilhões no programa de crédito orientado. O Ceará foi o maior solicitante. É o nordeste mostrando sua força", concluiu, ao lembrar que ocorrerão novos concursos para fortalecer o quadro se servidores.
Ao agradecer a oportunidade, Afonso Torquato lembrou que o estado precisa do MTE para manter o desenvolvimento.
"Nós estamos assumindo um grande desafio. Garantir os direitos dos trabalhadores e ampliar a geração de renda é um compromisso. Com o apoio dos servidores, vamos desenvolver o Ceará e o Brasil ainda mais", declarou Torquato.
O procurador-chefe Antônio de Oliveira Lima exaltou a integração entre as instituições para beneficiar os trabalhadores.
"O MTE é um grande parceiro na prevenção de acidentes e no combate ao trabalho escravo e infantil. A promoção do Trabalho Decente é outra missão feita em conjunto com os auditores", valorizou.
O secretário estadual Josbertini Virginio exaltou o crescimento sustentável da região do Cariri nos últimos anos. Para ele, "a gestão do MTE tem contribuição direta nos resultados alcançados. Com as ações de qualificação, fiscalização e economia solidária, o Ministério mostra a sua representação perante o cidadão cearense", pontuou.
Perfil - Afonso Cordeiro é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó. Foi vice-prefeito de Maranguape, de 2009 a 2012, e vereador do município durante três períodos, atuando como presidente da Câmara Municipal local nos anos de 2001 e 2002.
O novo superintendente trabalhou também como secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social da prefeitura de Maranguape e como vice-presidente do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (COMPAM) nos anos de 2013 e 2014.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego