24 jul 2015 - Trabalho / Previdência
Executivos da Nestlé apresentaram, na última quarta-feira (22/07), em Brasília, ao ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias o programa Jovem da Nestlé, que será lançado no dia 12 de setembro, na sede da empresa multinacional, em São Paulo. A iniciativa pretende oferecer profissionalização para ampliar a inserção no mercado de trabalho brasileiro. Até 2017, a produtora de alimentos prevê a capacitação de 7.000 jovens.
Dias elogiou a proposta da empresa e a disposição para atuar na busca de soluções em conjunto com o governo. “O Brasil é muito grande e nenhuma instituição, sozinha, pode resolver essas questões. Por isso, é fundamental somar esforços”, justificou.
“Nossa intenção é absorver esses jovens, dando oportunidades para que eles adquiram habilidades para o mercado de trabalho tradicional, mas estejam também aptos para as empresas multinacionais”, frisou Juan Marroquín, presidente da Nestlé do Brasil.
Ao destacar as ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para os jovens, Manoel Dias valorizou as parcerias já firmadas com diversas instituições públicas através do Programa Jovem Aprendiz. “Para ampliar a qualificação profissional, foram realizados convênios entre o MTE e diversos órgãos como Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil”, destacou o ministro.
Programa - O Jovem da Nestlé será realizado em três partes: a primeira, promovida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pretende dar nova forma aos cursos de capacitação e qualificação realizados pela entidade patronal e, assim, incrementar a presença de jovens em empresas multinacionais. A segunda etapa envolverá a preparação para trabalhar na Nestlé. Já a última fase consiste em acompanhar e encaminhar os novos trabalhadores, que não foram selecionados pela companhia suíça, para inclusão em outras empresas.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego