24 jul 2015 - Trabalho / Previdência
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou esta manhã do lançamento da pedra fundamental do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Hyundai Motors no Brasil. Com um investimento superior a R$ 2 bilhões, a empresa sul-coreana pretende gerar 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos até a conclusão de todo o complexo. "A empresa está em franca expansão no país e já reafirmou que não tem perspectiva de demissões", destacou Dias.
Acompanhado do presidente nacional da montadora, Willian Lee, e da superintendente regional do Trabalho e Emprego, Vilma Dias, Manoel Dias conheceu a estrutura da unidade, incluindo a área de montagem dos veículos. O novo centro de Pesquisa & Desenvolvimento receberá R$ 100 milhões em investimentos, a partir da parceria com Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e com o Investe São Paulo.
Segundo o ministro, o MTE está atuando junto das empresas e sindicatos para garantir as vagas no mercado através do Programa de Proteção ao Emprego (PPE). "Nós estamos vivendo um momento de dificuldade e o Governo está tomando medidas, como o PPE, para superá-los. O pessimismo de alguns não vai contaminar o potencial do país. A instalação da Hyundai prova o potencial que temos, pois apresentamos uma garantia, nos últimos anos, de resultados positivos", afirmou Dias.
"Desde 2003, nós construímos um novo país a partir da geração de mais de 20 milhões de empregos formais. Chegou o momento de acelerar a qualificação da nossa mão de obra para retomar o pleno crescimento da economia", completou o ministro, ao receber uma placa de agradecimento e reconhecimento da Hyundai pelo apoio às iniciativas de proteção ao trabalhador.
No descerramento da placa que ratificou o comprometimento da empresa no combate ao assédio moral, Willian Lee ressaltou a importância da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
"Investimos no desenvolvimento do país, com recursos para qualificação a partir do Ciência sem Fronteiras e do Centro de Pesquisa. O combate ao assédio moral, feito em conjunto com o MTE, é um comprometimento alinhado com o nosso Código de Conduta. Somos a primeira montadora no país a adotar essa medida de combate. Queremos reafirmar o nosso desejo de manter a proteção ao colaborador e respeito à legislação trabalhista", explicou o presidente da montadora.
"O futuro permite uma projeção de sucesso para a empresa no Brasil, com o desenvolvimento e a inovação associada ao respeito no ambiente de trabalho", concluiu Lee.
A montadora também promoveu a renovação, por mais três anos, do convênio do programa Ciência sem Fronteira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com mais 500 estudantes beneficiados, a parceria permite que jovens de graduação e pós-graduação ganhem bolsas e tenham a oportunidade de estagiar nas representações da Hyundai na Coreia do Sul.
O evento também contou com a presença do prefeito local, Gabriel Ferraro; do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luis Ribeiro; do diretor-executivo da Fundacentro, Luiz Henrique Rigo; da coordenadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana da Silva; da coordenadora da CNPq, Maria Luciene Barros; da diretora da Apex,
Maria Luiza Cravo; do diretor da Investe São Paulo, Erminio Lucce, bem como de sindicalistas da categoria.
Instalações - Com a construção iniciada em 2011, o parque industrial, que é um dos mais modernos do mundo, está instalado em uma área de 1.390 mil m2, sendo 69 mil m2 de área construída. Por hora, são 30 veículos produzidos, acumulando mais de 150 mil por ano. Segundo a empresa, a cidade foi escolhida por oferecer mão de obra qualificada e infraestrutura, além de subsidiários com alta tecnologia. Ao todo, são 29 fornecedores de peças e serviços, sendo 20 nacionais e nove sul-coreanos.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego