4 ago 2015 - Trabalho / Previdência
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) Municipal de Cuiabá iniciou na última quarta-feira (29), a emitir a carteira de trabalho digital, por intermédio da execução dos convênios assinados pela SRTE/MT com várias prefeituras de municípios mato-grossenses. O atendimento acontece na agência do Sine localizada no Centro de Cuiabá. O horário de funcionamento é 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Segundo o superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Eduardo Driemeyer, “Ao todo já foram realizados 76 convênios, a expectativa é de que 100% dos postos em Mato Grosso estejam emitindo o documento digital até o final de 2015”, informou.
O sistema da Carteira de Trabalho Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Domingos Sávio, na próxima semana o posto avançado do Sine Coxipó também disponibilizará o documento. “Com atendimentos nas duas unidades do município pretendemos desafogar as filas formadas no Sine estadual e fazer com que ninguém fique sem o documento. Para dar este suporte, investimos em equipamentos modernos e cumprimos todas as exigências do Ministério para inibir a prática de fraudes em benefícios pagos pelo Governo Federal”, afirmou.
Quem já tem o documento não precisa se deslocar até a agência do Sine para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego