Ministro Manoel Dias abre Google Day


21 ago 2015 - Trabalho / Previdência

Fale Conosco

"A inovação é fundamental para o Brasil manter seu processo de evolução perante as grandes potências mundiais", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, durante a abertura do Google Day, evento que ocorreu na manhã de hoje (21), na sede da empresa norte-americana, em São Paulo. Dias teve a oportunidade de conhecer ferramentas desenvolvidas para instituições públicas e privadas, além de debater os processos de trabalho implementados no setor, que seguiu crescendo 90% no país nos últimos anos.   

Recebido pelo gerente de relações governamentais da Google no Brasil, Marcelo Lacerda, o ministro destacou que a modernização do MTE passa pela inclusão de tecnologias que facilitem a vida do trabalhador. "O conhecimento é a base para o avanço de uma sociedade. Vamos seguir investindo em plataformas e nos nossos servidores para alcançar serviços cada vez mais práticos e objetivos. O foco é desburocratizar e ampliar a qualidade a partir da inovação", destacou.   

"Quando assumi o Ministério, priorizamos a atualização da administração. Temos que quebrar a resistência à mudança. Associado a isso, alcançaremos mais transparência. Temos também o projeto da Universidade do Trabalhador, que disponibilizará o estudo à distância para todos os trabalhadores", lembrou Dias, ao valorizar a inclusão de jovens nesse mercado.  

Na sequência, Manoel Dias percorreu as instalações da empresa, onde conheceu os produtos que vem sendo desenvolvidos, com destaque para as projeções em três dimensões. "Atuamos para agilizar a entrega da carteira informatizada e a entrada no seguro-desemprego a partir do agendamento eletrônico. Essas plataformas me motivam a continuar nesse caminho", pontuou.  

Ao apresentar a palestra sobre o avanço da tecnologia no mundo, o gerente comercial da Google, João Itaqui, ressaltou a importância da revolução nos processos, inclusive de trabalho."Revolucionar o trabalho a partir da internet é o caminho, pois o processo de inovação passa pela ruptura do tradicional" valorizou. “Nós temos uma cultura diferente. O impacto nas relações laborais é positivo a partir da cidadania, interação e acessibilidade", completou. "Para o governo, isso tem impacto direto nos resultados dos serviços prestados ao cidadão, pois os gestores podem alcançar mais transparência, eficiência, além da redução de custos", acrescentou.  

Evolução - Sobre a importância da qualificação da mão de obra, o ministro pontuou que isso é uma conseqüência da ampliação do mercado de trabalho.  "O Brasil alcançou um novo patamar com as políticas de proteção social e de educação, mas isso ainda precisa ser universalizado para as próximas gerações. A qualificação é a garantia de um novo salto na história nacional", exaltou o ministro, ao lembrar que o país alcançou índices de pleno emprego nos últimos 12 anos ao criar mais de 20 milhões de vagas formais.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego