Dias defenderá mercados de trabalho mais inclusivos em reunião de ministros do G20


1 set 2015 - Trabalho / Previdência

Conheça a Consultoria Tributária

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participa nesta semana da Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20, da Sessão Especial sobre Diálogo Social e da Reunião Conjunta com Ministros do Trabalho e de Finanças do Grupo, que ocorrerá em Ancara, na Turquia.

A agenda do G20 será aberta em 2 de setembro, com a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Emprego (GTE). No dia 3 de setembro, Dias participará da sessão especial sobre Diálogo Social, onde os parceiros sociais e grupos engajados na agenda de emprego do Grupo farão recomendações. A reunião de ministros do Trabalho e Emprego do G20 será aberta oficialmente dia 3, às 14h, com a presença da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial, Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). O tema prioritário da agenda discorrerá sobre crescimento inclusivo e robusto, por meio de uma ação coletiva, formulada na inclusão e investimento para o crescimento.

Durante a sessão sobre Mercados mais Inclusivos, que ocorrerá também no dia 3, o ministro Manoel Dias fará pronunciamento onde defenderá políticas internacionais para mercados de trabalho mais inclusivos, com redução das desigualdades sociais. Enfatizará a prioridade do governo brasileiro para mercados inclusivos, aliados com a promoção do crescimento econômico, com emprego e trabalho decente, associado à redução das disparidades sociais e econômicas. Em seu discurso, Dias também empenhará o compromisso do Brasil, em conjunto com os demais países do G20, em fortalecer ações destinadas a intensificar a formação e qualificação profissional, com vistas a facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, a empregos de qualidade e ao trabalho decente. Reafirmará o compromisso com a política de valorização do Salário Mínimo e de apoio à negociação coletiva e apresentará os objetivos do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), para preservação dos empregos e preservação dos investimentos das empresas. Por fim, apresentará a disposição do Brasil em promover intercâmbios com os parceiros do G20, no âmbito de programas de formação e qualificação profissional, para abrir as portas a milhares de trabalhadores ao emprego de qualidade e ao trabalho decente.

Na segunda sessão do G20, o tema será Implementação Mediante um Monitoramento Eficaz, com o lançamento de um website permanente do GTE. Ainda no dia 3, os ministros discutirão o tema Aumentando o Investimento em Recursos Humanos, abordando a relação entre emprego e educação, os serviços de emprego e o compromisso com o emprego juvenil.

A divulgação e adoção da Declaração de Ancara de Ministros do Trabalho e Emprego do G20 ocorrerá às 12h do dia 3. 

No dia 4 de setembro, o ministro Manoel Dias participará da Reunião Conjunta entre ministros do Trabalho e Emprego e das Finanças, a partir das 15h, onde serão debatidos temas como crescimento econômico e  desigualdades sociais.

Confira a agenda - Participação do ministro Manoel Dias em reunião de ministros do Trabalho e Emprego e de Finanças do G20

Local: Ancara, Turquia

Datas:

02/09 – 9h às 18h - 4ª. Reunião do GTE do G20

03/09 – 9h às 12h – Sessão especial sobre Diálogo Social

03/09 - 13h às 16h -  Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20

04/09 - 15h às 17h – Reunião Conjunta entre Ministros do Trabalho e Emprego e das Finanças


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego