Dias lança Arco Ocupacional do Desporto no DF


11 set 2015 - Trabalho / Previdência

Fale Conosco

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, lançou nesta quinta (10), o Arco Ocupacional do Desporto no Distrito Federal (DF), que amplia o acesso dos jovens ao Programa de Aprendizagem Profissional para Jovens e Adolescentes no Desporto (JADE). Durante cerimônia no Iate Clube de Brasília, Dias participou ainda do ato de assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de jovens aprendizes, pelos clubes esportivos e sociais do Distrito Federal.

O Arco do Desporto envolve três ocupações que permitem qualificação nas funções de Auxiliar da Prática Esportiva, Auxiliar da Organização de Eventos Esportivos e Auxiliar da Administração Esportiva, onde os aprendizes terão acesso mais amplo à formação e inserção profissional voltada ao setor esportivo.

“Estamos desenvolvendo diversas políticas direcionadas às demandas da juventude, como esse Arco do Desporto, no sentido de atender brasileiros do ensino médio. Vamos ter outros arcos, como o Arco da Cultura, para dar um salto qualitativo e quantitativo”, ressaltou o ministro, destacando ainda que, no mês que vem, o Ministério irá fazer um grande lançamento de Arcos, em parceria com outros entes da federação, governos estaduais e municípios: “o MTE não tem como fazer tudo sozinho. É com a unidade e com a soma dos governos que iremos agregar forças e energias para construir programas integrados e termos resultados muito melhores”, enfatizou o ministro.

Arco Ocupacional - Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Arco Ocupacional do Desporto amplia as oportunidades de qualificação e inserção profissional para aprendizes. No Distrito Federal, o projeto será implantado por meio de rede de empregadores e formadores do setor, integrada pelo MTE, Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal (SinLazer); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Ministério do Esporte.

De acordo com o ministro, com o lançamento do Arco Ocupacional do Desporto no DF o MTE pretende motivar os clubes esportivos e sociais de todo país, a ampliarem as vagas da aprendizagem. “A finalidade é gerar mais e melhores oportunidades de formação profissional e trabalho digno para adolescentes e jovens em instituições esportivas, tendo em vista que o desporto é um grande campo para se desenvolver a aprendizagem”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude do MTE, Allan Thiago de Sousa, explica que, com as novas ocupações o ministério “investe na diversificação das atividades para o Jovem Aprendiz no Desporto, que podem ir além das funções administrativas nos clubes e nas academias”. Allan destaca que São Paulo, primeiro estado a aderir à iniciativa, já oferece duas turmas para qualificação de aprendizes no desporto, com as novas ocupações, em parceria com os clubes sociais e esportivos.

Com qualificação profissional teórica desenvolvida pela UFRJ e oferecida pelo Senac, os jovens que participam do programa no DF, terão aulas práticas diretamente nos clubes. Serão qualificados para atuar em atividades como segurança na prática do esporte, organização de espaços e equipamentos, auxiliar durante a execução das atividades e auxiliar na organização de eventos esportivos.

Além do ministro Manoel Dias participaram da cerimônia de lançamento do Arco Ocupacional do Desporto no DF, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Evandro Garla; o Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina; a Secretária de Esportes do Distrito Federal, ex-jogadora de voleibol, Leila Barros; o Secretário do Trabalho e Emprego do DF, Thiago Jarjour; Edson Garcia, do Iate Clube de Brasília e Claudionor dos Santos, do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e de Esportes do Distrito Federal.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego