14 set 2015 - Trabalho / Previdência
Uma equipe de Auditores-Fiscais do Trabalho, pertencentes à Coordenação de Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário do Rio de Janeiro, inspecionou nesta quinta-feira (10), quatro embarcações pertencentes à empresa Barcas S.A., na Estação das Barcas, localizadas no Centro da cidade. Na inspeção, foi verificado o cumprimento da legislação trabalhista e das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho.
Para salvaguardar a segurança e saúde dos tripulantes das embarcações, os auditores interditaram nesta sexta-feira (11) as casas de máquinas das embarcações Martin Afonso, Itaipu e Itapuca, bem como a operação de movimentação das rampas de acesso às embarcações, nas dependências da estação das Barcas, na Praça XV.
Pisos desnivelados, sem fixação adequada e com aberturas que podem causar acidentes; eixo rotativo, acoplamentos e polias sem proteções fixas ou móveis da zona de perigo; falta de sinalização dos riscos existentes e agentes físicos e calor bem elevados, e sem comprovação das medições, além da presença de elevado teor de gases liberados no recinto foram algumas da irregularidades destacadas pela auditoria.
Em relação às casas de movimentação das rampas de acesso às embarcações, as instalações elétricas encontravam-se em péssimo estado de conservação, com fiações expostas e quadro elétrico sem proteção. Quanto aos equipamentos de movimentação, constatou-se a falta de proteções fixas ou móveis nas partes rotativas, pontos de esmagamento e que podem causar acidente ao operador.
A empresa poderá requerer a suspensão da interdição após adoção das medidas de proteção de segurança e saúde no trabalho indicadas no Laudo Técnico de Interdição.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego