13 out 2015 - Trabalho / Previdência
Os dados de agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) podem ser consultados, a partir desta quinta-feira (8), na plataforma do Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho – que reúne informações atualizadas, e apresentadas de forma simplificada, para todos os estados e para cada um dos 5.570 municípios brasileiros, sobre a movimentação do mercado de trabalho formal e a evolução do rendimento dos trabalhadores.
“As novas informações e a atualização mensal dos dados possibilitam compreender melhor como o mercado está se desenvolvendo ao longo deste ano e possibilita um quadro mais completo da situação do emprego e da renda no país”, explica Vinicius Lobo, Coordenador do Observatório do Mercado de Trabalho.
Os dados do CAGED de agosto mostram que o nível de emprego, em empresas prestadoras de serviços, voltou a crescer no país. O setor acumulou um aumento de 4.965 postos de trabalho (+0,03%) no período, após quatro meses de queda ininterrupta.
Além do CAGED, o Painel do Mercado de Trabalho reúne, ainda, informações do Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). As informações que constam no site permitem que estados e municípios direcionem e gerenciem melhor suas ações, ampliando o acesso à informação e qualificando as políticas públicas de emprego e renda.
Plataforma – A ferramenta auxilia também o trabalho de gestores e organizações da sociedade civil e apoia o desenvolvimento das políticas públicas de emprego e renda, numa plataforma aberta para qualquer cidadão ou entidade interessada. O Painel realiza buscas rápidas, com a análise comparativa de indicadores temporais e territoriais e com informações individualizadas de estados e municípios. E permite, ainda, acompanhar o cenário em que os dados estão inseridos.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego