Seminário debate criação da rede nacional de Observatórios de Trabalho


4 nov 2015 - Trabalho / Previdência

Sistemas e Simuladores Legisweb

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizam, a partir desta quarta-feira (4), em Brasília, o Seminário Nacional de Observatórios do Trabalho. O evento discute a criação da Rede de Nacional de Observatórios do Trabalho, que será articulada pelo MTPS.

O analista técnico de políticas sociais, Vinícius Lobo, coordenador do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho (MTPS), explica que o encontro busca promover ações para qualificar a gestão das políticas públicas na área e também ampliar o dialogo entre os técnicos da área e os atores de políticas públicas – sejam secretarias municipais e estaduais; sejam as entidades sindicais laborais e patronais.  

“Além de ampliar o diálogo com outros atores, as atividades do Observatório têm como objetivo disponibilizar instrumentos para a análise do mercado de trabalho, o monitoramento e avaliação de políticas de emprego – para gestores públicos, analistas de políticas públicas e conselheiros – e fortalecer o controle social, o planejamento e a governança estatal; ampliando a eficiência do governo em relação às informações e às políticas públicas na área”, explica Vinícius.

Em 2015, foram realizadas diversas atividades para desenvolver a Rede e socializar e sistematizar metodologias de observação e de análise local. “O Seminário Nacional é a última das atividades previstas para a articulação da Rede neste ano”, acrescenta.

O secretário especial de Trabalho, José Feijóo, participa da mesa de abertura do evento, que vai contar, entre outros, também com a presença de representantes dos fóruns estadual e municipal de secretários do trabalho, e do presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Virgílio Carvalho.

Serviço

Seminário Nacional de Observatórios do Trabalho

Data: 4 e 5 de novembro de 2015.

Local: Auditório do St. Paul Plaza Hotel (SHS, Quadra 2, Bloco H – Brasília/DF).


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego