6 mai 2016 - Trabalho / Previdência
O prazo para pagamento sem multa do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente ao mês de abril termina nesta sexta-feira (06/05/2016). O vencimento é sempre no dia 7 de cada mês, mas como no mês de maio a data cai em final de semana o pagamento deve ser antecipado em função do expediente bancário.
Reajuste salarial retroativo: em caso de reajuste do piso salarial ou do salário mínimo regional, o empregador deverá atualizar o salário contratual no cadastro do trabalhador. Relativamente ao reajuste retroativo ocorrido no Estado do Rio de Janeiro no mês de abril, o empregador deverá lançar no campo remuneração da folha de pagamento a soma do valor das diferenças dos meses anteriores com a remuneração atualizada da competência abril/2016.
Para a emissão da guia unificada – que reúne as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que precisam ser recolhidas pelos empregadores domésticos – o empregador deve acessar a página do eSocial na internet.
Atualmente, o eSocial conta com mais de 1,4 milhão de empregadores cadastrados e emite mensalmente mais de 1,2 milhão de guias de pagamentos. Segundo dados oficiais, até esta segunda-feira (02/05/2016), já haviam sido emitidas 569.020 guias relativas à folha de pagamento de abril.
Fonte: www.esocial.gov.br