10 ago 2016 - Trabalho / Previdência
O Conselho Nacional de Imigração (CNig) publicou nesta terça-feira (9) o relatório de autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros no período de abril a junho de 2016. O documento foi aprovado na última semana, durante a VI Reunião Ordinária que ocorreu no Ministério do Trabalho, em Brasília.
De abril a junho deste ano, o Ministério do Trabalho, por meio da Coordenação Geral de Imigração (CGIg), concedeu 7.082 autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil. De acordo com o relatório, desse total, 6.287 foram para homens, com idade entre 35 a 49 anos (3.000), com ensino superior completo (4.045) e para profissionais das ciências e das artes (3.345). A maioria dos vistos foi para estrangeiros vindos dos Estados Unidos (1.147), seguidos dos filipinos (751) e oriundos do Reino Unido (358). Os principais destinos desses trabalhadores são o Rio de Janeiro (3.038), São Paulo (2.552), seguidos de Paraná (343) e Minas Gerais (217).
De acordo com o relatório, houve uma redução nas autorizações de trabalho para estrangeiros no segundo trimestre de 2016, comparando com o mesmo período do ano passado. Um exemplo é em referência aos dados da Resolução 62, de 2004, que trata da contratação de estrangeiros para os cargos de gestão, como diretor, administrador, gerente e executivo. Essa resolução é voltada, basicamente, para aquelas empresas que estão promovendo melhorias nos seus quadros e contratando estrangeiros especializados para trabalhar país. O número de autorização para esses cargos caiu de 413, entre abril e junho de 2015, para 313 no mesmo período deste ano.
Segundo o presidente do Conselho, Paulo Sérgio de Almeida, "a queda nas autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil está ligada à dinâmica da economia brasileira, ou seja, fazendo uma análise histórica, na medida em que o país volte a crescer, os números de estrangeiros que querem trabalhar no país também subirão".
CNIg - O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) é um órgão colegiado responsável por formular a política de imigração laboral brasileira, a partir de resoluções normativas. O CNIg é composto por 20 membros que representam Governo, Centrais Sindicais, Empregadores e Sociedade Civil. Confira o relatório de autorizações de trabalho - temporárias e permanentes - concedidas a estrangeiros, nos meses de abril e junho de 2016, no link do novo Portal do Observatório das Migrações Internacionais http://obmigra.mte.gov.br/
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE