Sescon-SP lança projeto de internacionalização com Itália


30 ago 2016 - IR / Contribuições

Portais Legisweb

O Desk Itália pretende orientar investidores italianos sobre questões envolvendo a área tributária e trabalhista do Brasil

Um novo projeto desenvolvido pelo Sescon-SP  deve fomentar a internacionalização de escritórios de contabilidade. O Desk Itália, anunciado pelo presidente da entidade, Marcio Massao Shimomoto, durante o Eescon, pretende orientar investidores italianos sobre questões envolvendo a área tributária e trabalhista do Brasil.

"Estamos trazendo essa novidade para os nossos associados. Fizemos essa parceria de contabilidade para atender aos italianos que desejarem investir no Brasil. Nosso papel será de viabilizar o contato dos contadores brasileiros com esses potenciais clientes", explica Shimomoto.

Segundo ele, a intenção é expandir esse projeto para outros países. Ele antecipou que já há negociações com países do Mercosul e com o Japão. "Estamos firmando e buscando novas parcerias com entidades semelhantes em outros países para realizar o trabalho de divulgação dos nossos associados", acrescentou o diretor financeiro do Sescon-SP, Benedicto David Filho.

O primeiro passo para a participação no projeto Desk Itália será o cadastramento da empresa interessada em uma plataforma on-line. Segundo David Filho, a expectativa é que, até outubro, o site para o cadastro dos escritórios esteja funcionando.

Para se habilitar ao projeto, é necessário que a empresa possua pelo menos um cliente estrangeiro ou preste serviços para companhias que atuam no lucro real, além, é claro, de ter um profissional com domínio de outro idioma, preferencialmente o inglês. "Não vamos indicar ninguém aos potenciais investidores. Teremos uma lista de empresas contábeis habilitadas no nosso portal  para prestar o serviço, com endereço físico e eletrônico destas firmas. Caberá ao investidor escolher a opção que mais o agrada", esclareceu  David Filho.

Além disso, o Sescon-SP tem em seus quadros uma profissional com conhecimento técnico, que fala italiano com fluência e que conhece as características da região. Ela vai auxiliar potenciais investidores e também os profissionais de contabilidade com dificuldade de comunicação.

"Essa profissional ficará  na sede do Sescon-SP e poderá ajudar com informações gerais. Naturalmente,  as informações técnicas continuarão sob responsabilidade  das empresas de contabilidade", ressaltou o diretor   do sindicato.

De acordo com ele, quando outras parcerias forem fechadas, a intenção é que haja ainda mais profissionais na entidade para auxiliar nesta comunicação. "Essa profissional também tem fluência em inglês e poderá contribuir muito neste processo", explicou David Filho. Segundo ele, essa é mais uma ação do Sescon-SP para contribuir com os negócios de seus associados.

De acordo com Shimomoto, uma das missões do Sescon-SP é ajudar a fomentar negócios dos associados, sendo uma ponte para novas oportunidades. Ele comentou que a entidade fará um seminário  em Stanford, nos EUA,  e os associados que não puderem participar terão acesso às informações por meio da universidade corporativa.


Fonte: DCI-SP