Setor de transporte é alvo de fiscalização do Ministério do Trabalho


22 nov 2016 - Trabalho / Previdência

Sistemas e Simuladores Legisweb

Os auditores Fiscais do Ministério do Trabalho realizam, anualmente, mais de 6 mil fiscalizações no setor de transporte, com intuito de prevenir mortes e conscientizar sobre os perigos nas estradas. Somente em 2015, foram 314 motoristas e ajudantes que morreram no exercício da profissão. Para lembrar esses trabalhadores, o último domingo (20) foi marcado pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

O transporte rodoviário de cargas lidera o ranking dos setores com maior número de mortes em acidentes de trabalho no Brasil. "E a principal causa é o excesso de jornada dos profissionais", informa o diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, Celso Haddad. "Falta o intervalo entre jornada de 11 horas, como recomenda a legislação", completa. O diretor orienta os motoristas a denunciar irregularidades trabalhistas nas Superintendências e Gerências Regionais do Trabalho.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é realizado, anualmente, no terceiro domingo de novembro. Em 2005, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em resolução a adoção oficial da data com o intuito de melhorar a segurança rodoviária ao redor do mundo.


Fonte: Ministério do Trabalho