Brasil negocia acordo internacional com a França


30 nov 2010 - Trabalho / Previdência

Impostos e Alíquotas por NCM

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, recebeu em Brasília, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, e a delegação do governo francês que iniciou negociação de acordo previdenciário a ser firmado entre os dois países.

Gabas afirmou que a ampliação das relações no campo previdenciário é prioridade para o governo brasileiro. “Temos feito um esforço para estabelecer essas parcerias com nações desenvolvidas como a França e também com países que necessitam do nosso apoio para estruturarem seus sistemas de previdência, como os africanos”, disse.

O embaixador francês afirmou que a parceira com o governo brasileiro no campo previdenciário é estratégica para seu país. Saint-Geours destacou que além da integração no campo econômico é preciso garantir que as nações avancem na proteção a seus trabalhadores migrantes.

A coordenadora da delegação francesa, Chistine Labalme - chefe da Divisão de Assuntos Comunitários e Internacionais, órgão vinculado aos ministérios do Trabalho, Contas Públicas e Saúde – reafirmou o interesse da França em formalizar o acordo previdenciário com o Brasil. Ela agradeceu o empenho do ministro Carlos Eduardo Gabas para que a negociação começasse ainda no governo Lula.

O diretor do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), João Donadon, que chefia a equipe de técnicos brasileiros, afirmou que a primeira rodada de negociação garantiu avanços significativos, especialmente se for considerada a diferença relevante entre as normas que regulam os dois sistemas de previdência. A expectativa é de que mais uma rodada seja suficiente para fechar os temos do acordo.


Fonte: Previdência Social