14 ago 2017 - Comércio Exterior
Marcos Pereira foi o convidado principal de reunião empresarial em SP
O ministro Marcos Pereira disse hoje (11), em São Paulo, que as exportações têm sido fundamentais na retomada do crescimento do país e que o governo brasileiro está empenhado em ampliar acordos comerciais. Ele foi o convidado principal da reunião do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), entidade presidida pelo economista Roberto Giannetti da Fonseca e que congrega grandes empresas nacionais e internacionais, como BRF, Bosch e Man Latin.
Marcos Pereira afirmou que o reposicionamento do Brasil no mercado internacional tem sido uma das prioridades da sua gestão no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Ele listou o número de países visitados, 13, e encontros empresariais realizados ao longo destes 15 meses, além dos avanços nas negociações dos acordos comerciais, em especial entre o Mercosul e a União Europeia. O ministro relatou a aproximação do Mercosul com os países da Aliança do Pacífico (México, Colômbia, Chile e Peru), um potencial mercado com mais de 500 milhões de pessoas.
"O Brasil vive um novo momento na política e na economia, isso é inegável. Mas o apoio do setor produtivo é fundamental neste processo de retomada da economia", disse o ministro.
Fonseca afirmou que o Brasil precisa "vender melhor" com produtos de maior valor agregado. "Política industrial não é intervencionismo, é inteligência de produzir melhor, de vender melhor". O presidente do CEAL destacou a importância do Reintegra para o comércio exterior. Na quarta-feira, o ministro defendeu o Reintegra em discurso no Encontro Nacional do Comércio Exterior, realizado no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Michel Temer.
Fonte: MDIC