27 mar 2018 - Trabalho / Previdência
Dos 20.529 negócios desse tipo no Brasil, 1.690 são gaúchos
A forma diferenciada de produzir, vender e gerar renda da economia solidária tem ganhado amplitude no Rio Grande do Sul. Dos 20.529 negócios registrados no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários do Ministério do Trabalho (Cadsol), 1.690 são do Rio Grande do Sul. É a unidade da federação com maior número de empreendimentos em que a organização está baseada na coletividade e na divisão justa do trabalho e dos resultados.
Logo atrás do Rio Grande do Sul ficam três estados nordestinos. O principal deles é Pernambuco, que tem 1.577 empreendimentos solidários. Em seguida, vêm Ceará, com 1.493 negócios, e Bahia, com 1.402. O quinto colocado é o Pará, que possui 1.354 organizações solidárias de trabalhadores.
De acordo com o subsecretário da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes), Natalino Oldakoski, a pasta atua no setor com intuito de promover a geração de emprego e inclusão social. “A economia solidária é uma forma alternativa de renda, tanto no meio urbano como no rural. São muitas as ações executadas para o fomento da atividade, a exemplo dos convênios e parcerias”, conta.
A afirmação de Oldakoski é referendada por quem trabalha diretamente com os empreendimentos do setor no Rio Grande do Sul. É o caso da educadora popular do Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp) de Porto Alegre, Elisiane Joahn. A instituição está entre os beneficiados pelas políticas públicas do governo federal e tem como escopo fundamental a capacitação, qualificação e organização dos empreendimentos.
Por meio de um convênio firmado com a Senaes, o Camp promove apoio aos grupos. “Nossa missão é garantir que os empreendimentos sejam sustentáveis, por meio de uma boa gestão e da visibilidade dos negócios. Sabemos o quanto essas políticas mudam a vida das pessoas e temos certeza de que a economia solidária ocupa um espaço muito significativo na economia do Rio Grande do Sul”, comenta.
A Economia Solidária no Brasil Segundo dados do Cadsol, o Brasil possui 20.529 mil empreendimentos solidários cadastrados. Além disso, há atualmente mais 4.154 negócios que solicitaram cadastro no Cadsol, mas aguardam confirmação.Entenda a economia solidária
O que é?
É um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos.
Quem faz parte?
Organizações coletivas e suprafamiliares, ou seja, compostas por mais de duas pessoas que não pertençam à mesma unidade familiar. Podem ser do meio urbano ou rural.
Mais informações sobre economia solidária e o Cadsol:
http://trabalho.gov.br/trabalhador-economia-solidaria
Fonte: Ministério do Trabalho