Bebidas Frias - Estudo sobre bebidas não alcoólicas na Austrália - Oportunidade de negócio


23 abr 2018 - Comércio Exterior

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O estudo de mercado “Bebidas não alcoólicas na Austrália”, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e elaborado pela empresa de consultoria Euromonitor International, aponta oportunidades para bebidas não alcoólicas artesanais e água de coco, apesar de haver perspectiva de crescimento reduzido.

O consumo per capita do segmento é alto na Austrália, com uma taxa de previsão de crescimento anual de 2,4% entre 2017 e 2020. A maior parte dos produtos consumidos é fabricada no país, com exceção de energéticos, água de coco, algumas águas minerais e marcas de bebidas não alcoólicas. O estudo ainda indica que os maiores estados produtores do país são New South Wales e Queensland, sendo a maior empresa a Coca Cola Amatil.

Empresas brasileiras que desejam entrar no mercado australiano devem ficar atentas ao procedimento na alfândega, que pode levar até 178 dias. Cada estado australiano possui uma legislação própria. No entanto, todas as importações devem se submeter à regulação do Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) e às legislações impostas pelo Departamento de Agricultura, Pesca e Sivicultura (DAFF) e pela Comissão Australiana de Concorrência e do Consumidor (ACCC).

Oportunidades

A Austrália possui um grande mercado consumidor de bebidas não alcoólicas que se apresenta como uma grande oportunidade para empreendedores brasileiros que queiram oferecer produtos inovadores e diferenciados.

Para atender à necessidade de consumo moderado de açúcar, as categorias de água de coco, água engarrafada, chá pronto e sucos funcionais estão em ascensão. Há também uma abertura para bebidas levemente gaseificadas e sucos prensados à frio. Além disso, o uso de adoçantes naturais, como Stevia e Agave, estão em alta, assim como o consumo de bebidas premium e artesanais.

O sistema de distribuição interna da Austrália é robusto e conta com uma grande diversidade de empresas que investem em inovação — como o sistema de entregas “just-in-time”, que reduz os custos ao mínimo. A maior distribuidora é a The Distributor Pty, que possui 35 grandes depósitos espalhados pelo país com grande capacidade logística e de estoque.

Estudo de Mercado “Bebidas não alcoólicas na Austrália”, clique aqui.


Fonte: Apex-Brasil