6 ago 2018 - Comércio Exterior
As medidas de incentivo à ampliação da participação do Brasil no comércio exterior foram tema de um debate nesta segunda-feira, em São Paulo. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participou de um encontro com empresários do grupo LIDE e destacou a importância do multilateralismo no comércio internacional.
Como explicou ministro, para que as empresas e negócios cresçam em escala global é preciso que os países estejam comprometidos com o bom funcionamento do sistema multilateral de comércio, amparados pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Marcos Jorge destacou que, no ano passado, o comércio exterior foi determinante para a recuperação da economia. A balança comercial teve saldo de US$ 67 bilhões. Em 2017 foi registrado o primeiro aumento das exportações, de 18,5%, depois de cinco anos consecutivos de quedas. Ainda de acordo com dados apresentados pelo ministro, para cada US$ 1 bilhão de bens manufaturados exportados pelo Brasil, são gerados aproximadamente 50 mil postos de trabalho.
Para garantir a cooperação com países parceiros, o Brasil tem adotado medidas de facilitação de comércio. Marcos Jorge afirmou que o tema tem ganhado relevância nas negociações comerciais e em outros esforços de integração em que o país tem se engajado.
“São exemplos dessa cooperação, o trabalho de convergência que vem sendo feito entre Mercosul e Aliança do Pacífico em temas como ‘janelas únicas’ e o compartilhamento de documentos eletrônicos e dados de comércio exterior. A facilitação de comércio também foi incluída em diversos processos negociadores envolvendo o Brasil, como aqueles com México, EFTA, União Europeia, Canadá e Chile”, explicou.
Fonte: MDIC