31 out 2019 - ICMS, IPI, ISS e Outros
Em 25/10/2019, foram declaradas inaptas 5.241 inscrições estaduais que haviam sido notificadas por edital desde 20/08/2019, por pendências de obrigações acessórias para que regularizassem as críticas, sob pena de inaptidão.
Os motivos das inaptidões são devido a falta de envio da EFD, falta de contador, falta de envio do DAS-D e falta de envio do Informativo Fiscal.
Procedimentos para reativar a inscrição:
A empresa deverá, antes de fazer o pedido de reativação da inscrição, providenciar a regularização das causas que motivaram a inaptidão (conforme artigo 693, do RICMS/RN) e como também dos débitos vencidos ou inscritos em dívida ativa (conforme artigo 697, do RICMS/RN).
Em seguida, deve solicitar a reativação diretamente no portal da Redesim, usando o evento 603 (reativação de inscrição no Estado). A SET, ao recepcionar o pedido, encaminhará para análise de um auditor.
Para acessar as pendências no extrato fiscal
Primeiramente, o representante legal da empresa deve entrar no DTE (Domicílio Tributário Eletrônico) com seu login e sua senha. O acesso ao DTE será através do usuário e senha do sócio responsável legal como também através do seu certificado de pessoa física (e-CPF) no sistema UVT(Unidade Virtual de Tributação) no link https://uvt2.set.rn.gov.br/#/home.
O usuário PF (Pessoa Física), composto pela expressão PF+CPF (PF e o número completo do CPF), é criado automaticamente pelo sistema de cadastro da SET/RN diante da geração da inscrição estadual. Além disso, esse usuário também é vinculado à inscrição estadual a fim de ter acesso aos principais serviços do sistema UVT (Unidade Virtual de Tributação).
Para mais informações sobre reenvio da senha, acesse aqui.
Para acessar ao Portal REDESIMO pedido de reativação da inscrição estadual será solicitado via Coleta Web do Cadastro Sincronizado Nacional - Portal REDESIM em www.redesim.gov.br.
Para isso, selecione a opção Serviços - Nova Alteração - Altere dados da Pessoa Jurídica. Após informar a UF, o município e a natureza jurídica da empresa, selecione a opção Continuar. Após informar o CNPJ, no menu Eventos, selecione a opção Dados cadastrais específicos do Estado e em seguida o evento 603 (Reativação da Inscrição no Estado). Mesmo que o sistema apresente uma mensagem informando que as alterações do MEI serão solicitadas via Portal do Microempreendedor, basta confirmar a mensagem e continuar.
Para o passo a passo, acesse aqui.
Fonte: SEFAZ RN