24 ago 2020 - ICMS, IPI, ISS e Outros
A Superintendência de Arrecadação, Cadastro e Informações Econômico-Fiscais (SUCIEF) da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ) vai mudar o canal de atendimento do cadastro de inscrições estaduais. No dia 31 de agosto, o e-mail atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br deixará de funcionar e será substituído por um formulário disponível no site www.fazenda.rj.gov.br/cadastro, opção “Dúvidas”.
Neste novo canal, o usuário deve selecionar o assunto desejado relacionado à dúvida ou solicitação. Será gerado um número de protocolo para maior controle e acompanhamento da demanda encaminhada para atendimento pela equipe responsável.
Os contribuintes poderão encaminhar suas solicitações de cadastro pelo novo Canal de Atendimento quando se tratar exclusivamente de dúvidas operacionais no preenchimento das solicitações de concessão de inscrição estadual, alteração de dados cadastrais, reativação, baixa, paralisação e consultas no Sistema de Cadastro de Contribuintes do ICMS (SINCAD) da SEFAZ-RJ.
Vale lembrar que a opção “Atendimento Interno” é exclusiva para demandas internas de servidores da SEFAZ-RJ encaminhadas para a Coordenação de Cadastro Fiscal (COCAF) como, por exemplo, encaminhamento de dúvidas, solicitação de perfil de acesso ao SINCAD/JUCERJA/Portal do Simples Nacional e vinculação de contribuintes às Repartições Fiscais, entre outras.
Para dúvidas sobre outros assuntos relativos à Legislação Tributária, Atendimento Digital RJ (ADRJ), Benefícios Fiscais, Certidão, DeC, Declarações Fiscais, DEVEC, Documentos Fiscais Eletrônicos, EFD, e-Procuração, Fisco Fácil, IPVA, ITD e Portal de Pagamentos, entre outros, o contribuinte ou servidor da SEFAZ-RJ poderá utilizar o “Fale Conosco” no Portal da secretaria e selecionar a opção desejada para encontrar manuais de orientação e os respectivos canais de atendimento.
Fonte: SEFAZ RJ