Programa Caminho Digital deve capacitar 5 milhões de trabalhadores em habilidades digitais


29 mar 2022 - Trabalho / Previdência

Portal do ESocial

Iniciativa oferece mais de 40 cursos gratuitos. Qualquer pessoa pode participar

Em cerimônia de entregas nesta sexta-feira (25), no Palácio do Planalto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, lançaram o Programa Caminho Digital. O ministro assinou protocolo de intenções com instituições parceiras com o objetivo de promover e divulgar as ações de qualificação profissional do Ministério.

O Programa Caminho Digital vai centralizar e promover as iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0. Entre as ações, destaca-se a Escola do Trabalhador 4.0 - projeto desenvolvido em parceria com a Microsoft Brasil e que oferece mais de 40 cursos gratuitos em habilidades digitais para todos os tipos de trabalhadores, desde aqueles que precisam de ajuda para começar a lidar com a tecnologia no ambiente de trabalho até aqueles que buscam uma ocupação no setor de Tecnologia da Informação (TI).

O conteúdo está dividido em diferentes níveis de conhecimento e aborda os temas: Letramento Digital (conceitos iniciais, crescimento profissional e educacional), Produtividade (habilidades básicas para explorar a produtividade pessoal e colaborativa), Introdução à Programação (conceitos iniciais em linguagem de programação), Profissionalizante (para jovens e adultos que desejam seguir carreira específica no mercado de tecnologia) e Avançados em TI (foco em conhecimentos avançados e otimização do desempenho individual).

A Escola também oferece um Teste de Carreira, que busca auxiliar o trabalhador na escolha do curso mais adequado de acordo com suas pretensões profissionais. A plataforma conta com monitores para uma melhor experiência de aprendizagem e acompanhamento do trabalho cujo formato varia de acordo com o módulo do curso. Todo o conteúdo é oferecido de forma acessível e ao final de cada curso, o trabalhador tem acesso a um certificado assinado em conjunto pela Microsoft e pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

A Escola do Trabalhador 4.0, lançada em fase piloto em março de 2021, já conta com mais de 100 mil cadastrados e prepara o trabalhador para o mercado de trabalho atual, promovendo sua transformação digital. O Programa Caminho Digital trará a ampliação desse projeto, levando a Escola do Trabalhador 4.0 para 5 milhões de pessoas. O Ministro Onyx Lorenzoni assinou protocolo de intenções com diversas instituições, públicas e privadas, que atuarão como parceiras do Ministério para divulgação e mobilização de público para as ações de qualificação profissional.

O Programa também trará a integração da Escola do Trabalhador 4.0 e o Sistema Nacional de Emprego – SINE. A partir de agora, os trabalhadores que comparecerem ao posto de atendimento do SINE contarão com um processo moderno de recomendação de vagas, além da possibilidade de efetuar a inscrição na Escola do Trabalhador 4.0 diretamente no posto.

Para conhecer o programa e fazer inscrição basta acessar o link gov.br/caminhodigital


Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência