ICMS/PI: Novo canal de atendimento é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda


3 jul 2023 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Gestor de Documentos Fiscais

A Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PI) divulga uma nova forma de atendimento ao contribuinte, por meio do número de whatsapp: 86 98884 5711. Por esse contato, será possível fazer o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com o Gerente Regional da 3ª Gerat, Irã de Sousa Pimentel, para solicitar o parcelamento o contribuinte deverá enviar em PDF o último CRLV digital disponível e da Carteira Digital de Trânsito obtidos no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” disponível para download na PlayStore ou App Store; https://www.gov.br/pt-br/apps/carteira-digital-de-transito-1. Após o conhecimento dos débitos e das opções de parcelamento do IPVA, o contribuinte informará em quantas parcelas deseja parcelar o débito.

“O servidor responsável pela prestação do serviço irá gerar o parcelamento pela aplicação do SIAT-VB e enviar PDF do Termo de Parcelamento para o contribuinte; Em seguida, deverá informar que os pagamentos serão realizados exclusivamente pelos DARs gerados pela aplicação SEFAZ DAR-IPVA, disponível em https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/”, explicou.

Outros serviços

A Sefaz possui hoje várias ferramentas digitais para atendimento remoto ao piauiense. Uma delas é o FALE COM A SEFAZ, disponibilizado no site por meio endereço https://www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/. Lá, é possível acompanhar andamentos de processos, documentos e declarações fiscais, entre outros.

Recentemente, a Ouvidoria lançou um novo menu com o objetivo de orientar o cidadão sobre a melhor forma de ter acesso ao órgão, resolver demandas, tirar dúvidas, e facilitar o atendimento. Esse serviço pode ser acessado por meio do link: https://portal.sefaz.pi.gov.br/ouvidoria?q=15193.

Por meio da Ouvidoria da Sefaz, o cidadão também pode dispor de atendimento por meio da Carta de Serviços ao Cidadão, onde suas dúvidas frequentes podem ser sanadas, e ainda pode acessar os relatórios anuais da Ouvidoria.


Fonte: SEFAZ/PI