4 dez 2023 - Contabilidade / Societário
A Secretaria do Estado da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) concluiu a integração do seu cadastro com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). Esse processo representa um avanço significativo para o ambiente de negócios do Estado, simplificando a abertura e a baixa de inscrições estaduais e reduzindo o tempo de processamento, que anteriormente levava dias, para apenas segundos.
“Essa integração elimina a burocracia e o tempo de espera para o contribuinte, que agora pode abrir, alterar e baixar a inscrição estadual de forma automática e instantânea”, afirma o Gerente de Informações Econômico-Fiscais da SEFAZ-PI, Matheus Côrtes.
Com a integração, a SEFAZ-PI passou a receber os eventos eletronicamente, por meio do Web Service fornecido pelo Portal GOV.PI Empresas, logo que o ato é registrado na Junta Comercial. Dessa forma, a inscrição estadual é concedida automaticamente em segundos, assim que o ato é registrado no referido órgão. Além disso, a integração simplificou o processo de alteração de dados cadastrais e de baixa de inscrições estaduais, que também são processados automaticamente em segundos.
“Ao simplificar o cumprimento das obrigações acessórias, a integração do cadastro da SEFAZ-PI com o GOV.PI Empresas e com a REDESIM é um importante avanço para o ambiente de negócios do Piauí e está alinhada com a visão institucional de transformação digital e atualização tecnológica da SEFAZ-PI. A conclusão desse projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a eficiência e o atendimento do setor público”, afirma o Gerente de Informações Econômico-Fiscais da Sefaz-PI, Matheus Côrtes.
Antes da integração, as solicitações cadastrais (abertura, alteração e baixa) eram processadas manualmente na SEFAZ-PI. O empresário registrava o ato na Junta Comercial e, adicionalmente, tinha a obrigação de iniciar um processo na SEFAZ-PI para abrir/alterar/baixar a inscrição estadual. Esse processo era burocrático, sujeito a atrasos e propenso a erros.
Com a integração, a SEFAZ-PI passou a receber os eventos eletronicamente por meio do Web Service fornecido pelo portal GOV.PI Empresas, logo que o ato é registrado na Junta Comercial.
Além de facilitar o processo para os contribuintes, a integração aprimorou os processos de trabalho da SEFAZ-PI, garantindo que as informações cadastrais sejam precisas e confiáveis.
Vale destacar que a atualização desses sistemas foi realizada pela equipe da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (GIEFI), em parceria com a Unidade de Tecnologia da Informação (UNITEC) da Sefaz-PI.
CONFIRA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DESSA INTEGRAÇÃO:
*Simplificação do processo para os contribuintes:
*Abertura de empresa: inscrição estadual concedida automaticamente em segundos
*Alteração de dados cadastrais: processadas automaticamente em segundos
*Encerramento de empresa: processado automaticamente em segundos
*Aprimoramento dos processos de trabalho:
*Informações cadastrais precisas e confiáveis
*Redução do risco de erros de digitação
*Agilização do processamento das solicitações
Fonte: SEFAZ/PI