10 dez 2024 - IR / Contribuições
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram nesta segunda-feira (9) o edital E-commerce.BR, uma ação inovadora destinada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O anúncio foi feito durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços.
O edital E-commerce.BR visa identificar e premiar soluções inovadoras que ajudem as MPMEs a superar desafios relacionados à logística, capacitação digital e comunicação online. As propostas deverão ser apresentadas por Redes de Inovação, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual ou municipal. Para isso, o MDIC e a ABDI disponibilizarão R$ 4,92 milhões.
Na abertura da reunião, o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, destacou a importância da iniciativa que visa não apenas reduzir as desigualdades regionais no acesso ao mercado digital, mas também promover a inclusão digital de MPMEs do Brasil.
“É preciso levar ou oferecer essas ferramentas de comércio eletrônico para todas as regiões. Até porque elas são absolutamente estratégicas. Nós estamos falando de cerca de 70% do PIB. Mais de 60% de toda a força de trabalho no Brasil é atrelada ao comércio e serviço. E são setores que vêm respondendo muito positivamente nesse novo crescimento da economia no Brasil”, avaliou o secretário, ao destacar que o governo federal trabalha permanentemente na perspectiva da integração da economia em todo o Brasil. “Quanto mais nós conseguimos fazer isso, mais nós aceleramos o desenvolvimento econômico e garantimos o desenvolvimento social”, completou.
Com essa iniciativa, a ABDI espera impactar mais de 800 empresas, ampliando a participação das MPMEs no comércio eletrônico nacional e estimulando o desenvolvimento econômico regional. Essa ação não só visa a inclusão digital, mas também a geração de emprego e renda nas regiões selecionadas pelo edital.
“Os projetos podem ser apresentados em redes de inovação, que devem ser integrados por pelo menos três instituições públicas ou privadas que trabalham com inovação”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, citando universidades, statups, centros tecnógicos, institutos, entre outros. “Com isso, a gente consegue analisar e selecionar projetos voltados para capacitação profissional e de pessoal das empresas, questões relacionadas à entrega e distribuição, logística e também comunicação digital”, explicou.
As categorias do edital são:
Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Foco em desenvolver habilidades essenciais para o comércio eletrônico, como gestão de inventário e análise financeira. Soluções para Entregas e Distribuição: Projetos que otimizem a logística em regiões com infraestrutura limitada. Comunicação e Integração Digital: Iniciativas que melhorem a comunicação entre empresas e clientes, aumentando a presença online das MPMEs.Inscrições
As inscrições para o edital estarão abertas de 9 de dezembro de 2024 até 17 de fevereiro de 2025. As propostas passarão por três etapas de seleção, começando pelo aprimoramento metodológico, seguido pela implementação de projetos-piloto e, finalmente, a escala das melhores soluções.
As empresas e instituições interessadas podem acessar o edital completo no site do e-commerce.br da ABDI (abdi.com.br/ecommercebr).
Comércio Eletrônico
De acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Contudo, a concentração das vendas on-line ainda é grande: o Sudeste responde por 73,07% das transações, em contraste com Nordeste (7,7%), Centro-oeste (2,75%) e Norte (0,97%). Essa desigualdade reforça a importância do edital E-commerce.BR, que busca integrar essas regiões ao mercado digital. Segundo dados do “Panorama do e-commerce brasileiro”, em 2023, a quantidade total de lojas on-line no Brasil chegou a 1,9 milhão.
Comércio Exterior de Serviços
Na 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC, foi aprovada a criação da Câmara Temática de Comércio Exterior de Serviços no âmbito do FMCS. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) e pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE/CAMEX) do MDIC, o novo colegiado vai construir uma agenda de trabalho voltada para o mapeamento de setores de serviços estratégicos; a identificação de mercados prioritários; o acesso a mercados pelos serviços brasileiros; e a identificação dos principais desafios administrativos e regulatórios ao comércio exterior de serviços do País.
Fonte: Gov.br