25 jul 2025 - Comércio Exterior
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior deliberou nesta quinta-feira (24/7) sobre temas envolvendo alterações tarifárias e medidas de defesa comercial, entre outros assuntos.
Atendendo a pleitos e recomendações técnicas para proteção da indústria nacional contra o comércio desleal, o Gecex aprovou a prorrogação ou aplicação de direitos antidumping na importação de produtos oriundos de China, Índia e Taipé Chinês. Entre os casos, estão produtos siderúrgicos, da indústria química e do setor de transformação.
Também foram aplicadas reduções tarifárias para seis produtos, dentre eles insumos para a indústria de alimentos. As alíquotas do imposto de importação para esses casos foram reduzidas a zero, gerando impactos positivos aos consumidores nacionais.
Foram igualmente reduzidas a zero as alíquotas do imposto de importação para diversos produtos de Bens de Capital e de Telecomunicações e Informática, na modalidade de Ex-tarifário, possibilitando aumento de investimentos no país e inovação do parque fabril.
A íntegra das deliberações do Gecex será publicada na página da Camex.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços