Devido às festividades de Fim de Ano, não teremos expediente nos dias 31/12/2025 a partir das 12 horas e 01/01/2026. Retornaremos no dia 02/01/2026 às 12:30 horas. Contamos com a compreensão de todos.

Reforma Tributária/DF: Reforma tributária e NFS-e: nota de esclarecimento


31 dez 2025 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Fale Conosco

Mesmo sem os campos para o IBS/CBS, dados continuam sendo transmitido para a Base Nacional

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) divulgou comunicado nesta terça-feira (30/12) esclarecendo alguns pontos sobre a emissão da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e). Os gestores da Secretaria Executiva de Fazenda esclarecem que, embora o formulário de emissão de NFS-e ainda não apresente os novos campos referentes à Reforma Tributária (grupos IBS/CBS), os dados das notas fiscais emitidas continuarão sendo transmitidos normalmente para a Base Nacional.

“O sistema ISS.Net realizará o *De-Para* dos campos, em conformidade com as respectivas Notas Técnicas, garantindo a correta adequação das informações ao novo modelo”, esclarece o subsecretário de Receita da Secretaria de Economia, Clidiomar Soares.

O documento da Surec/Seec ressalta, ainda, que, conforme o Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1, de 22 de dezembro de 2025, os grupos relacionados à CBS/IBS não serão obrigatórios neste primeiro momento. Para mais detalhes, o contribuite deve consultar os documentos oficiais abaixo:

Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1, de 22 de dezembro de 2025 – DOU/Imprensa Nacional/Receita Federal e Comitê Gestor do IBS – Regras de adaptação da Reforma Tributária, voltado às empresas que realizam integração via webservice para emissão de NFS-e.

*O Manual Técnico de Integração inclui*:
✔ Orientações de implementação
✔ Modelos de XML comentados para cada método
✔ Validador de estrutura de XML

O material pode ser acessado por meio deste link:

Por fim, a Seec informará a data de liberação do ambiente de homologação da NFS-e padrão nacional, o período para realização de testes no ambiente de homologação e a data em que o atual modelo será descontinuado.


Fonte: Secretaria de Economia