17 ago 2011 - Simples Nacional
Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, veiculado nesta segunda-feira (15) pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) , a presidenta Dilma Rouseff destacou o potencial do empreendedor individual para o crescimento econômico do país. " Para o Brasil crescer melhor é importante estimular as pequenas empresas. Uma das alavancas para isso é o Supersimples, e a outra, o Empreendedor Individual", afirmou.
Durante o programa, a presidenta falou sobre a ampliação dos limites do Supersimples e do Empreendedor Individual. A medida visa o fortalecimento das micro e pequenas empresas e a geração de empregos no país.
Segundo dados da Receita Federal do Brasil (RFB), o Brasil conta atualmente com 1.438.417 empreendedores individuais formalizados. Durante o programa de rádio, a presidenta comentou as mudanças para o empreendedor individual: " o objetivo do EI é ampliar as oportunidades para todos os microempreendedores do Brasil e, assim, aumentar a sua formalização, assegurando a eles acesso a crédito, à aposentadoria e, sobretudo, à cidadania. Nós atualizamos o programa e ampliamos o limite de renda dos empreendedores individuais, para que eles também continuem crescendo".
O faturamento anual para o empreendedor individual, que atualmente é de 36 mil ao ano, será ampliado para R$ 60 mil ao ano. O Projeto de Lei nº 591/2010 com as mudanças propostas para as micro e pequenas empresas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Fonte: INSS