17 ago 2011 - Contabilidade / Societário
As cooperativas agropecuárias brasileiras começam a se organizar para iniciar uma nova fase no setor: a agroindustrialização. O intuito é estimular fusões entre os grupos, para fortalecer as ações, minimizar custos, e riscos e atrair pequenos e médios produtores.
Apesar de o setor agropecuário não representar mais os 70% de todas as cooperativas formadas no País -como já aconteceu nas décadas de 1960, 1970, e em meados da de 1980-, o cooperativismo no setor agrícola brasileiro ainda lidera esse mercado, com 23% de participação, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Atualmente, o País possui mais de 1,5 mil cooperativas, que agregam 943 mil produtores. Para Maurício Landi Pereira, assessor estratégico da OCB, no passado a formação de cooperativas buscava receber incentivos governamentais para a área rural, movimento este que gerou forte endividamento dos grupos menos competentes administrativamente e gerou uma seleção natural ao final dos anos 1980. "A palavra agora é agroindustrializar."
Fonte: DCI / SP