Pedido de adiantamento de benefício para vítimas de enchentes começa hoje


15 jul 2010 - Trabalho / Previdência

Recuperador PIS/COFINS

Os beneficiários da Previdência Social que foram afetados pelas chuvas que atingiram 27 municípios de Alagoas e Pernambuco, em estado de calamidade pública, podem, a partir do dia 15 de julho, solicitarem o adiantamento no valor de uma parcela mensal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, por meio de decreto, a antecipação dos benefícios como forma de auxílio para a reconstrução dos imóveis e da vida normal dos atingidos pelas enchentes.

A lista dos beneficiários que têm direito ao adiantamento será enviada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) às agências bancárias dos municípios, assim como um termo de compromisso para a opção do saque prévio.

O adiantamento estará disponível para cerca de 121 mil beneficiários e será devolvido em 24 parcelas mensais, sem juros. O banco identificará o segurado e só depois irá liberar o montante.

Segurados
Os pedidos podem ser feitos até o dia 15 de setembro e são permitidos apenas para quem recebia o benefício até o mês de junho. Não é necessário ir a uma APS (Agência da Previdência Social), basta apenas assinar um termo de opção na agência bancária em que recebe o pagamento.

De acordo com a Previdência, quem fizer a opção pela agência bancária terá o crédito liberado imediatamente, enquanto os segurados que fizerem a opção em um correspondente bancário só terão o crédito liberado após cinco dias úteis.

Procuradores e representantes legais só poderão solicitar o adiantamento se estiverem corretamente cadastrados no INSS. Aposentados e pensionistas que não estiverem com o nome na lista da instituição poderão solicitar o adiantamento em uma APS.

Quem recebe benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, ou pensão por morte cessando em até seis meses, não têm direito ao adiantamento, informou a instituição.

A Previdência disponibiliza a Central 135 para as pessoas que possuírem dúvidas sobre o processo de adiantamento. A ligação de um telefone fixo ou público é gratuita, já a de uma aparelho celular vale o custo de uma chamada local.


Fonte: info