Micro e Pequenas empresas criam maioria dos empregos


19 jul 2010 - IR / Contribuições

Impostos e Alíquotas por NCM

Dos 212.952 postos de trabalho com carteira assinada criados em junho, 152.971 foram gerados pelo segmento, principalmente pelas menores

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego relativos à geração de empregos no País em junho passado mostram que as micro e pequenas empresas continuam superando as grandes na criação de postos de trabalho com carteira assinada.

Dos 212.952 empregos gerados no País em junho passado, mais da metade, 152.971 foram criados pelas micro e pequenas empresas. Isso equivale a 71,8%, uma leve subida em relação 71.3% do saldo total de maio último.

As microempresas com até quatro empregados também se mantêm na dianteira. Em junho elas criaram 57,8% do total de empregos gerados pelo segmento, puxados principalmente pelo setor de serviços, seguido pelo comércio e pela construção civil. Em maio, a participação do segmento foi de 48% em relação ao saldo total de postos de trabalho com carteira assinada criados pelo segmento.

Em junho, novamente a segunda posição fica com as pequenas empresas que empregam entre 20 e 99 trabalhadores, com 11,4% do total. Em maio, a participação desses negócios foi de 13,8% em relação ao total de postos gerados pelo segmento. Em junho, as microempresas que têm de 5 a 19 trabalhadores criaram 2,6% dos empregos gerados pelos micro e pequenos negócios, registrando perdas no comércio.

O saldo de empregos líquidos do segmento foi positivo em todos os demais setores?, ressalta o analista de gestão estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.

Os dados do Sebrae sobre a participação das micro e pequenas empresas na criação de empregos têm por base análise dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.


Fonte: Agência Sebrae