20 jul 2010 - IR / Contribuições
O Ministério da Fazenda divulgou nesta segunda-feira uma carta em que afirma querer melhorar os Serviços prestados aos cidadãos. Entre eles o atendimento agendado na Receita Federal, além da manutenção das unidades de atendimento, a redução do tempo de espera e a disponibilidade de sistemas online para o cidadão acompanhar seu atendimento.
"Tentamos utilizar uma linguagem mais simples, para facilitar o acesso ao cidadão", afirma o ouvidor-geral do Ministério da Fazenda, Carlos Augusto Moreira Araújo.
De acordo com o ouvidor-geral, o procedimento foi iniciado em setembro do ano passado e as informações foram publicadas no site da pasta por duas razões: redução de custos e porque, após estudos, constatou-se que entre 70% e 80% das procuras eram feitas por meio virtual. Segundo o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado, o Ministério é o primeiro a divulgar uma Carta de Serviços de toda sua estrutura.
Receita
Um dos exemplos da tentativa de reduzir a burocracia e otimizar o atendimento no ministério foi a redução do tempo de atendimento nos postos da Receita Federal, para 18 minutos em média há dois anos, esse tempo variava de 30 minutos a 1 hora.
De acordo com o órgão, a ideia é evitar a formação de longas filas nos postos, para que apenas os atendimentos presenciais sejam contemplados.
A Receita também informou que, com o esforço para melhorar o atendimento, neste ano os contribuintes que caíram na malha fina puderam descobrir pela internet as pendências no mesmo ano da declaração.
Fonte: Folha de São Paulo