Previdência firma acordo de cooperação técnica e científica


25 jan 2013 - Trabalho / Previdência

Sistemas e Simuladores Legisweb

Previdência firma acordo de cooperação técnica e científica

O Ministério da Previdência Social e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) firmaram ontem acordo de cooperação técnica e científica para intercâmbio de informações e desenvolvimento institucional da rede previdenciária no País.

Ontem a Previdência Social no Brasil completou 90 anos. Nesta data também se comemora o Dia do Aposentado, em referência à entrada em vigor da Lei Eloy Chaves (Lei 4.682), em 24 de janeiro de 1923.

Na cerimônia de comemoração pelo aniversário, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou que, em 68% dos municípios brasileiros, os recursos previdenciários são superiores aos dos fundos de participação repassados pela União. Mensalmente, R$ 35 bilhões são injetados na economia por meio dos benefícios da Previdência Social.

Atualmente, a Previdência concede cerca de 30 milhões de benefícios, o que atinge aproximadamente 15% dos 194 milhões de pessoas no Brasil, diz o Censo 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses benefícios, pouco mais da metade são aposentadorias, 16,7 milhões – das quais 8,7 milhões são por idade, 4,8 milhões por tempo de serviço e 3,2 milhões por invalidez.

Os segurados da Previdência são todos os que contribuem mensalmente para o INSS. Os beneficiários são as pessoas efetivamente atendidas pela rede previdenciária. Podem ser o próprio trabalhador; o cônjuge, o companheiro, os filhos, os pais e os irmãos (inválidos ou menores de 21 anos) do segurado.


Fonte: DCI – SP