4 fev 2013 - ICMS, IPI, ISS e Outros
A partir desta sexta-feira (1º) começam a subir as alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos), além de móveis, laminados, painéis de madeira, luminárias e papel de parede.
O aumento sera gradativo, conforme cronograma já definido pelo governo em anúncio feito no final de dezembro de 2012. Até junho serão cobradas alíquotas intermediárias.
Para os eletrodomésticos da linha branca a alíquota permanecerá menor do que a considerada "normal" pelo governo, mas será maior do que a vigorou até o dia 31 de janeiro. O benefício, entretanto, só vale para os produtos com eficiência energética "A".
Para fogões, por exemplo, a alíquota de IPI estava em zero, agora será de 2% e a partir de julho será de 4%. No caso de geladeiras, a alíquota subiu de 5% para 7,5% e passará para 15% a partir de julho.
A partir de julho, as alíquotas "normais" voltam a vigorar, exceto no caso das máquinas de lavar, cuja desoneração será tornada permanente. A alíquota considerada "normal" pelo governo era de 20%. Com a desoneração, o IPI será mantido em 10%.
No caso dos móveis e painéis, a alíquota que estava em zero ficará em 2,5% até o final de junho, quando volta à alíquota "normal".
Para laminados (PET, PVC e alta resistência), a alíquota normal do IPI era de 15% e estava em zero com a desoneração. Agora, a alíquota subiu para 2,5% e em julho voltará para 15%.
Para luminárias, a alíquota passa de 5% para 7,5% e a partir de julho voltará para 15%. No caso do papel de parede, a alíquota normal de 20% caiu para 10%, e permanecerá neste patamar, segundo o governo.
Fonte: globo.com