13 ago 2010 - IR / Contribuições
Domínio emp.br promete ajudar empresas a divulgar produtos e serviços
Hoje, cerca de 6 milhões de micro e pequenas empresas atuam no Brasil. Neste ambiente de competição acirrada, ter uma página na internet deixou de ser luxo para se tornar questão de sobrevivência. Enxergando isto, o NIC.br, braço do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), criou um domínio voltado para as empresas de menor porte. O novo registro, denominado emp.br, fornecerá ao interessado uma página simples com identificação, localização e atividade exercida, ajudando a divulgar e dar credibilidade aos produtos ofertados.
"O que pretendemos é incluir as pequenas empresas na web com uma presença inicial. O domínio garantirá que esses empreendedores possam ser encontrados facilmente por usuários da rede que usem as diversas ferramentas de busca hoje disponíveis, bem como os serviços de geolocalização (GPS, Google Maps), entre outros. É uma espécie de 'páginas amarelas' on-line", explicou Nivaldo Cleto, conselheiro do comitê. Segundo ele, além de divulgaras empresas, a criação de um site no domínio emp.br deverá diminuir o caráter informal do setor.
"Muita gente que não conhece um produto vai conferir se existe algo sobre ele na internet. Ver que o estabelecimento, além de ter uma página, ainda é cadastrado num domínio específico para a categoria, vai automaticamente dar mais confiança aos consumidores", completou Cleto. Ele disse explicou, ainda, que o preço do emp.br é outro atrativo para o setor. "Um domínio normal custa o mesmo preço para o registro que o emp.br, que é R$ 30. Porém, para abrir uma página no com.br, os microempresários precisam pagar um profissional para fazer todo o layout e ainda atualizar as informações. No nosso domínio, a página já é registrada com um modelo padrão de configuração que é superfácil de manusear e permite que o dono faça todo o manuseio necessário".
A iniciativa foi aprovada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Todo site cria uma maior identificação das empresas com o público. Isso pode ser confuso no domínio com.br porque o pequeno vai estar competindo com as grandes empresas. Mas no emp.br, os microempresários terão acesso a um espaço exclusivo e poderão ser encontrados mais facilmente nas páginas de busca", disse o gerente de auditoria do Sebrae Pernambuco, Kleto paixão. Ele adiantou ainda que já está aconselhando o serviço para as pessoas que procurarem o sebrae.
É o caso de Roberta Melo, profissional autônoma que já está dando entrada no processo de abertura de uma lanchonete com a ajuda do Sebrae. "Eu me interessei pelo domínio e vou tentar me registrar assim que estiver com a lanchonete funcionado. Não só acho importante, como já estou pensando em usar o site para anunciar promoções diferentes em cada semana", completou.
Teste - Antecipando-se ao início efetivo das operações do emp.br, o CGI.br definiu um prazo de migração em que os atuais detentores de nomes de domínio com.br terão prioridade para registrar os mesmos nomes com a nova extensão. E os provedores que desejam cadastraros interessados no domínio emp.br também terão que procurar o NIC.br dentro do mesmo período, que vai de 16 de agosto a 30 de setembro. A partir de outubro, será a vez das microempresas que ainda não possuem página na internet e outros interessados se registrarem. Para facilitar, o NIC.br manterá em seu site uma lista dos provedores que estarão habilitados a oferecer o registro do domínio sob o emp.br.
Vantagens do domínio emp.br
1 - Cartão de visitas: Com o domínio "emp.br" com o mínimo de informação possível você apresenta sua empresa de forma dinâmica e descomplicada. O objetivo do novo cadastro é produzir uma espécie de "páginas amarelas" da web;
2 - Divulgação: A Internet é uma ferramente barata, rápida e simples para divulgação de produtos. Serve como vitrine para você que está começando um negócio ou quer explorar um novo mercado. E se você já está consolidado no mercado, serve para valorizar e destacar sua marca;
3 - Aproximação: Com o domínio "emp.br" fica claro para o consumidor que tipo de empresa ele está acessando. A diferenciação, ajuda a especificar ainda mais sua marca e consolidar o seu público alvo;
4 - Custo acessível: Na Internet os valores de divulgação são menores que os investidos em outras mídias como mala direta, outdoor, comerciais de TV, folders, revistas, etc;
5 - Conveniência: A Internet propicia o acesso as informações sobre seus produtos e serviços 24 horas por dia;
6 - Flexibilidade: Na internet émuito mais simples mudar o endereço, o telefone ou mesmo a oferta do produto. O seu "folheto virtual" pode ser alterado freqüentemente sem novos gastos de impressão e distribuição.
7 - Preço - O Domínio "emp.br"custa anualmente o mesmo que o "com.br" (cerca de R$ 30), mas não é necessário pagar um profissional para fazer o layout da página ou alimentá-la. O "emp.br" é autoexplicativo e já traz modelos de apresentação prontos, o que pode representar uma economia de até R$ 500 anuais para as micro e pequenas empresas.
Fonte: Diário de Pernambuco