Indústria carioca lança Dieta do Impostão


20 ago 2010 - IR / Contribuições

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A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) lançou nesta quinta-feira (19) em todo o país a campanha Dieta do Impostão. O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre o valor dos impostos embutido nos produtos e que pode, em alguns casos, corresponder a metade do preço.

Os empresários pedem que a Sociedade deve exigir dos candidatos que o assunto seja abordado nas campanhas, segundo Luciana de Sá, diretora de Desenvolvimento Econômico. De acordo com a pesquisa, 89,4% dos brasileiros consultados sabem que há impostos incidindo nos produtos. Metade, porém, ignora quais são esses percentuais, que podem chegar a 72% no caso de videogames, a 69% em perfume nacional, a 59% em microondas, a 53% na gasolina e a 50% em DVDs, por exemplo.

Outra conclusão é de que a Carga Tributária é percebida como muito alta por mais de 95% da população. A pesquisa Impactos dos Tributos sobre a População mostra ainda que o percentual sobe para 97,1% quando os entrevistados comparam a arrecadação de impostos com a qualidade dos Serviços prestados pelo governo.

Luciana de Sá informou que a Carga Tributária existente no Brasil equivale a cerca de 37% do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma dos Bens e Serviços produzidos no país. Entre as pessoas ouvidas, 89,2% defenderam a redução da carga de impostos.

Considerando uma redução da carga que implicasse aumento de 5% na renda disponível do brasileiro, com base em cálculos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os economistas da Firjan estimaram que o consumo nacional receberia uma injeção anual de R$ 57 bilhões. Se o aumento na renda atingisse 10%, a injeção no consumo chegaria a R$ 108 bilhões.

Caso houvesse uma sobra mensal resultante da redução da carga de tributos, a pesquisa revelou que entre 44,3% e 48% das pessoas consultadas poupariam. Em contrapartida, 37% das pessoas aproveitariam o aumento da renda para consumir mais, no caso de Expansão em 5%, atingindo 35,5% das respostas com um aumento de 10% da renda disponível.

A campanha Dieta do Impostão possui um site (www.dietadoimpostao.com.br), onde as pessoas receberão esclarecimentos sobre a tributação e seus impactos na economia, com mobilização pelas redes sociais. Todos os brasileiros interessados poderão participar e dar sua opinião sobre o tema.

Reforma Tributária

Pesquisa divulgada pela Firjan revela que 85,1% dos brasileiros consultados consideram importante a inclusão da questão tributária nas campanhas eleitorais deste ano. Foram realizadas 2.482 entrevistas nas seis principais regiões metropolitanas do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador).

A diretora da entidade acredita também que a entrada do novo presidente da República é a chance de se ter uma iniciativa de reforma tributária no país. A Firjan defende a reforma para trazer maior dinamismo às empresas nacionais e atrair mais investimentos.


Fonte: R7