Resolução CNPC nº 1 de 03/03/2011


 Publicado no DOU em 16 mar 2011


Altera os Anexos B e C da Resolução CGPC nº 28, de 26 de janeiro de 2009 , que dispõe sobre os procedimentos contábeis das entidades fechadas de previdência complementar, revoga a Resolução nº 11, de 30 de novembro de 1995.


Substituição Tributária

Notas:

1) Revogada pela Resolução CNPC nº 8, de 31.10.2011, DOU 16.12.2011 .

2) Assim dispunha a Resolução revogada:

"O Presidente do Conselho Nacional de Previdência Complementar, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 5º e 74º da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001 , e os arts. 2º e 4º do Decreto nº 7.123, de 03 de março de 2010 , torna público que o Conselho, em sua 5ª Reunião Extraordinária, realizada em 03 de março de 2011,

Resolveu:

Art. 1º Os itens I, II, III, IV, V e VI do anexo B - Modelos e instruções de preenchimento das demonstrações contábeis da Resolução CGPC nº 28, de 26 de janeiro de 2009 , passam a vigorar com a seguinte redação:

"I - BALANÇO PATRIMONIAL

R$ mil

ATIVO  Exercício Atual  Exercício Anterior  PASSIVO  Exercício Atual  Exercício Anterior 
DISPONÍVEL      EXIGÍVEL OPERACIONAL     
REALIZÁVEL      Gestão Previdencial     
Gestão Previdencial      Gestão Administrativa     
Gestão Administrativa      Investimentos     
Investimentos           
Títulos Públicos      EXIGÍVEL CONTINGENCIAL     
Créditos Privados e Depósitos      Gestão Previdencial     
Ações      Gestão Administrativa     
Fundos de Investimento      Investimentos     
Derivativos           
Investimentos Imobiliários      PATRIMÔNIO SOCIAL     
Empréstimos      Patrimônio de Cobertura do Plano     
Financiamentos Imobiliários      Provisões Matemáticas     
Outros Realizáveis      Benefícios Concedidos     
      Benefícios a Conceder     
      (-) Provisões Matemáticas a Constituir     
      Equilíbrio Técnico     
      Resultados Realizados     
      Superávit Técnico Acumulado     
PERMANENTE      (-) Déficit Técnico Acumulado     
Imobilizado      Resultados a Realizar     
Intangível      Fundos     
Diferido      Fundos Previdenciais     
      Fundos Administrativos     
      Fundos dos Investimentos     
           
GESTÃO ASSISTENCIAL      GESTÃO ASSISTENCIAL     
           
TOTAL DO ATIVO      TOTAL DO PASSIVO     

(...)" (NR)

"II - DEMONSTRAÇÃO DA MUTAÇÃO DO ATIVO LÍQUIDO

R$ mil

  DESCRIÇÃO  Exercício Atual  Exercício Anterior  Variação (%) 
  A) Ativo Líquido - início do exercício       
  1. Adições       
(+)  Contribuições Previdenciais       
(+)  Resultado Positivo dos Investimentos - Gestão Previdencial       
(+)  Reversão de Contingências - Gestão Previdencial       
(+)  Receitas Administrativas       
(+)  Resultado Positivo dos Investimentos - Gestão Administrativa       
(+)  Reversão de Contingências - Gestão Administrativa       
(+)  Reversão de Fundos - Gestão Administrativa       
(+)  Receitas Assistenciais       
  2. Destinações       
(-)  Benefícios       
(-)  Resultado Negativo dos Investimentos - Gestão Previdencial       
(-)  Constituição de Contingências - Gestão Previdencial       
(-)  Despesas Administrativas       
(-)  Resultado Negativo dos Investimentos - Gestão Administrativa       
(-)  Constituição de Contingências - Gestão Administrativa       
(-)  Constituição de Fundos - Gestão Administrativa       
(-)  Despesas Assistenciais       
  3. Acréscimo/Decréscimo no Ativo Líquido (1+2)       
(+/-)  Provisões Matemáticas       
(+/-)  Fundos Previdenciais       
(+/-)  Superávit (Déficit) Técnico do Exercício       
(+/-)  Gestão Assistencial       
  4. Operações Transitórias       
(+/-)  Operações Transitórias       
  B) Ativo Líquido - final do exercício (A+3+4)       
  C) Fundos não previdenciais       
(+/-)  Fundos Administrativos       
(+/-)  Fundos dos Investimentos       

Observações:

3) As Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC que possuem saldo na rubrica Resultados a Realizar devem incluir em notas explicativas informações sobre o controle e o acompanhamento contábil e financeiro dos títulos e valores mobiliários objetos desta contabilização.

4) Não deverá ser considerado no item 3 deste demonstrativo o aumento ou decréscimo no ativo líquido oriundo das operações transitórias.

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DA DEMONSTRAÇÃO DA MUTAÇÃO DO ATIVO LÍQUIDO:

A) Ativo Líquido - início do exercício: representa o saldo do ativo líquido no início do exercício.

1. Adições: representam todos os recursos que contribuíram para o aumento do ativo líquido do exercício.

g) Reversão de Fundos - Gestão Administrativa: representa o valor da reversão de fundos da gestão administrativa (conta 4.7.0.0.00.00.00).

h) Receitas Assistenciais: representam as contribuições recebidas na gestão assistencial (vide conta ANS) subtraídas do valor transferido ao Plano de Gestão Administrativa para a cobertura das despesas administrativas assistenciais (conta 4.1.3.0.00.00.00).

2. Deduções: representam todos os recursos que contribuíram para a diminuição do ativo líquido do exercício.

g) Constituição de Fundos - Gestão Administrativa: representa o valor da constituição de fundos da gestão administrativa (conta 4.7.0.0.00.00.00).

h) Despesas Assistenciais: representam os recursos utilizados na cobertura dos benefícios da gestão assistencial (vide conta ANS).

4. Operações Transitórias: representa a variação do ativo líquido em função das operações de incorporação, fusão, cisão e transferência de gerenciamento.

(...)" NR

"III - DEMONSTRAÇÃO DA MUTAÇÃO DO ATIVO LÍQUIDO POR PLANO DE BENEFÍCIOS

R$ mil

  DESCRIÇÃO  Exercício Atual  Exercício Anterior  Variação (%) 
  A) Ativo Líquido - início do exercício       
  1. Adições       
(+)  Contribuições       
(+)  Resultado Positivo dos Investimentos - Gestão Previdencial       
(+)  Reversão de Contingências - Gestão Previdencial       
  2. Destinações       
(-)  Benefícios       
(-)  Resultado Negativo dos Investimentos - Gestão Previdencial       
(-)  Constituição de Contingências - Gestão Previdencial       
(-)  Custeio Administrativo       
  3. Acréscimo/Decréscimo no Ativo Líquido (1+2)       
(+/-)  Provisões Matemáticas       
(+/-)  Fundos Previdenciais       
(+/-)  Superávit (Déficit) Técnico do Exercício       
  4. Operações Transitórias       
(+/-)  Operações Transitórias       
  B) Ativo Líquido - final do exercício (A+3+4)       
  C) Fundos não previdenciais       
(+/-)  Fundos Administrativos       
(+/-)  Fundos dos Investimentos       

Observações:

3) Não deverá ser considerado no item 3 deste demonstrativo o aumento ou decréscimo no ativo líquido oriundo das operações transitórias.

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DA DEMONSTRAÇÃO DA MUTAÇÃO DO ATIVO LÍQUIDO POR PLANO DE BENEFÍCIOS:

4. Operações Transitórias: representa a variação do ativo líquido do plano em função das operações de incorporação, fusão, cisão e transferência de gerenciamento.

(...)" NR

"IV- DEMONSTRAÇÃO DO ATIVO LÍQUIDO POR PLANO DE BENEFÍCIOS

R$ mil

DESCRIÇÃO  Exercício Atual  Exercício Anterior  Variação (%) 
1. Ativos       
Disponível       
Recebível       
Investimento       
Títulos Públicos       
Créditos Privados e Depósitos       
Ações       
Fundos de Investimento       
Derivativos       
Investimentos Imobiliários       
Empréstimos       
Financiamentos Imobiliários       
Outros Realizáveis       
Permanente       
2. Obrigações       
Operacional       
Contingencial       
3. Fundos não Previdenciais       
Fundos Administrativos       
Fundos dos Investimentos       
4. Resultados a Realizar       
5. Ativo Líquido (1-2-3-4)       
Provisões Matemáticas       
Superávit/Déficit Técnico       
Fundos Previdenciais       

(...)" NR

"V- DEMONSTRAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CONSOLIDADA)

R$ mil

DESCRIÇÃO  Exercício Atual  Exercício Anterior  Variação (%) 
A) Fundo Administrativo do Exercício Anterior       
1. Custeio da Gestão Administrativa       
1.1. Receitas       
Custeio Administrativo da Gestão Previdencial       
Custeio Administrativo dos Investimentos       
Taxa de Administração de Empréstimos e Financiamentos       
Receitas Diretas       
Resultado Positivo dos Investimentos       
Reversão de Contingências       
Reembolso da Gestão Assistencial       
Outras Receitas       
2. Despesas Administrativas       
2.1. Administração Previdencial       
Pessoal e encargos       
Treinamentos/congressos e seminários       
Viagens e estadias       
Serviços de terceiros       
Despesas gerais       
Depreciações e amortizações       
Contingências       
Outras Despesas       
2.2. Administração dos Investimentos       
Pessoal e encargos       
Treinamentos/congressos e seminários       
Viagens e estadias       
Serviços de terceiros       
Despesas gerais       
Depreciações e amortizações       
Contingências       
Outras Despesas       
2.3. Administração Assistencial       
2.4. Reversão de Recursos para o Plano de Benefícios       
2.5. Outras Despesas       
3. Resultado Negativo dos Investimentos       
4. Sobra/Insuficiência da Gestão Administrativa (1-2-3)       
5. Constituição/Reversão do Fundo Administrativo (4)       
6. Operações Transitórias       
B) Fundo Administrativo do Exercício Atual (A+5+6)       

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DA DEMONSTRAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CONSOLIDADA):

2. Despesas Administrativas: representam a soma das despesas da gestão administrativa.

2.1 - Administração Previdencial: representa a soma das despesas administrativas da gestão previdencial, incluindo as despesas comuns e as despesas específicas dos planos (conta 4.2.1.0.00.00.00 + 4.3.1.0.00.00.00).

2.2 - Administração dos Investimentos: representa a soma das despesas administrativas dos investimentos, incluindo as despesas comuns e as despesas específicas dos planos (conta 4.2.2.0.00.00.00 + 4.3.2.0.00.00.00).

2.4 - Reversão de Recursos para o Plano de Benefícios: representa as despesas administrativas relacionadas à reversão de fundo administrativo para o plano de benefícios (conta 4.2.4.0.00.00.00).

2.5 - Outras Despesas: representam as outras despesas administrativas não incluídas nos itens anteriores (conta 4.2.9.0.00.00.00).

6. Operações Transitórias: representa a variação do fundo administrativo do plano de gestão administrativa em função das operações de incorporação, fusão, cisão e transferência de gerenciamento.

(...)" NR

"VI- DEMONSTRAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA POR PLANO DE BENEFÍCIOS (FACULTATIVA)

R$ mil

DESCRIÇÃO  Exercício Atual  Exercício Anterior  Variação (%) 
A) Fundo Administrativo do Exercício Anterior       
1. Custeio da Gestão Administrativa       
1.1. Receitas       
Custeio Administrativo da Gestão Previdencial       
Custeio Administrativo dos Investimentos       
Taxa de Administração de Empréstimos e Financiamentos       
Receitas Diretas       
Resultado Positivo dos Investimentos       
Reversão de Contingências       
Outras Receitas       
2. Despesas Administrativas       
2.1. Administração Previdencial       
2.1.1. Despesas Comuns       
2.1.2. Despesas Específicas       
Pessoal e encargos       
Treinamentos/congressos e seminários       
Viagens e estadias       
Serviços de terceiros       
Despesas gerais       
Depreciações e amortizações       
Contingências       
Outras Despesas       
2.2. Administração dos Investimentos       
2.2.1. Despesas Comuns       
2.2.2. Despesas Específicas       
Pessoal e encargos       
Treinamentos/congressos e seminários       
Viagens e estadias       
Serviços de terceiros       
Despesas gerais       
Depreciações e amortizações       
Contingências       
Outras Despesas       
2.3. Reversão de Recursos para o Plano de Benefícios       
2.4. Outras Despesas       
3. Resultado Negativo dos Investimentos       
4. Sobra/Insuficiência da Gestão Administrativa (1-2-3)       
5. Constituição/Reversão do Fundo Administrativo (4)       
6. Operações Transitórias       
B) Fundo Administrativo do Exercício Atual (A+5+6)       

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DA DEMONSTRAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA POR PLANO DE BENEFÍCIOS:

2. Despesas Administrativas: representam a soma das despesas da gestão administrativa.

2.1 - Administração Previdencial: representa a soma das despesas administrativas da gestão previdencial, incluindo as despesas comuns e as despesas específicas dos planos (conta 4.2.1.0.00.00.00 + 4.3.1.0.00.00.00).

2.2 - Administração dos Investimentos: representa a soma das despesas administrativas dos investimentos, incluindo as despesas comuns e as despesas específicas dos planos (conta 4.2.2.0.00.00.00 + 4.3.2.0.00.00.00).

2.3 - Reversão de Recursos para o Plano de Benefícios: representa as despesas administrativas relacionadas à reversão de fundo administrativo para o plano de benefícios (conta 4.2.4.0.00.00.00).

2.4 - Outras Despesas: representam as outras despesas administrativas não incluídas nos itens anteriores (conta 4.2.9.0.00.00.00).

6. Operações Transitórias: representa a variação do fundo administrativo do plano de gestão administrativa em função das operações de incorporação, fusão, cisão e transferência de gerenciamento.

(...)" NR

Art. 2º O item 5 do Anexo C da Resolução CGPC nº 28, de 26 de janeiro de 2009 passa a vigorar acrescido do seguinte item 5.1:

"5. .....

Art. 5.1. Os balancetes obrigatórios serão consolidados por trimestre civil para envio ao órgão fiscalizador podendo esta periodicidade ser reduzida quando necessário a critério do referido órgão.

Art. 3º Revoga-se a Resolução nº 11, de 30 de novembro de 1995.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, com exceção do art. 2ª, que entrará em vigor a partir do 2º trimestre civil.

GARIBALDI ALVES FILHO"